Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Amigos da Umbanda!!! Saravá aos Pretos Velhos e Pretas Velhas!!!!!!!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Por qual motivo Jesus falava por Parábolas?


Ninguém gosta de ouvir conselhos, Jesus sabia disso com toda a certeza. As palavras quando são ditas em forma de conselhos são sempre ouvidas com desdém. A causa disso é a própria personalidade humana.

As pessoas gostam de dar conselhos, mas não gostam de seguir conselhos. As mesmas pessoas gostam de copiar exemplos e não gostam de ser copiadas. Mas o detalhe é esse mesmo: Quem quer ser ouvido ou seguido deve procurar se fazer copiar.

Isso vem com a resposta para aqueles pais que não sabem mais o que fazer para serem ouvidos pelos filhos ou filhas. Ou procurem dar exemplos, sem grandes 'verborragias', ou procurem falar que nem Jesus falava: por parábolas.

As parábolas são “estorinhas” curtas, as vezes apimentadas e prolixas e outras vezes longas e simplórias, mas o efeito é quase sempre alcançado: as pessoas adoram ouvir estórias e se colocam como atores delas na maioria das vezes. Assim, aquele que conta a estória não parece ser o autor da mesma, desse jeito aquele que escuta tira proveito, já que sua vaidade não foi enxovalhada.

O conselho é sempre antiprodutivo. Ou ele magoa ou ele põe em xeque a inteligência daquele para quem ele é direcionado. Por isso que ele não cola. Ninguém gosta de ser chamado de burro por tabela e ninguém gosta de saber de suas fraquezas, ainda mais quando elas são calculadas pela mente e pela boca de outra pessoa.

Se você é pai ou mãe atente para esse detalhe, pois os filhos, fofos ou fofas, não gostam de fragilizações e vão fazer de tudo para contrariá-lo, só para te provar que tu está errado ou errada, embora quebre a cara.

Você pode estar perguntando a razão disso. É a alma humana, a constituição da personalidade humana. A idade não interessa, se a personalidade não é soberba ela não é completa e o ser humano passa a não se reconhecer como indivíduo. Sabedor disso, trate os rebentos na base do exemplo e das estórias que envolvam fatos aos quais você quer direcionar a mente deles. Pode ser notícia de jornal, de ontem, de hoje ou de antigamente. Pode ser coisa bíblica ou de qualquer livro religioso, desde que vá ao encontro daquilo que você deseja.

Falar por parábolas e pedir a opinião do audiente sobre ela, buscando com isso o objetivo esperado, eis o que o Mestre fazia. Quando não falava por parábola, dizia: "Em verdade, em verdade vos digo", numa tentativa de, humildemente, sempre falar em nome de alguma coisa ou por alguma coisa, mas nunca por si mesmo. Que era para poder ser ouvido.


Por Marlon Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda