Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Amigos da Umbanda!!! Saravá aos Pretos Velhos e Pretas Velhas!!!!!!!

domingo, 2 de janeiro de 2011

Qual Seria a Cor Predominante do Exu? Vamos Analisar.


Quando se fala em guias e velas de Exu, se fala de vermelho e preto como a cor de Exu, porém, serão só essas mesmos?

Na Umbanda cada Orixá tem sua cor característica, Ogun vermelho, Xangô marrom, Oxossi verde, e Exu?

Vermelho e preto pode representar a linha de Exu, a linha negativa, pois preto é Exu e vermelho é Pomba-Gira, logo, por isso que essas cores de certa forma se tornaram padrão.

Também dizem muito que as cores dos Exus da linha da encruzilhada são vermelha e preta, porém, há quem diga que preto e branco são as cores dos Exus da linha das almas, então qual é a cor do Exu?

Pelo fato de Exu cuidar dos caminhos, das encruzilhadas, usa-se vermelho e preto para representá-lo, provavelmente porque vermelho é a cor de Ogun, Orixá dos caminhos, assim seria Exu da linha negativa de Ogun, como é bastante usado e ensinado. Sabe-se que na Umbanda existem 7 Linhas, 7 Orixás que as comandam e que há 7 linhas negativas, paralelas as 7 linhas da Umbanda, assim, os Exus vibram na linha negativa de cada Orixá. Tão logo, como citado acima ouve-se falar e se lê por ai o uso das cores preto e branco para determinada linha de Exu. Ora, é simples a explicação. Se Exu vibra em cada linha dos Orixás, se cada Orixá em seu ponto de força, sua atuação energética e sua cor, o Exu também terá, no lado oposto. Então mesclasse o preto com a cor do Orixá que o Exu trabalha, no caso da Orixá Nanã que é deusa dos pântanos, da morte (associada a terra, para onde somos levados), tem como negativo de seu domínio o Exu do Lodo. Além disso, teremos como exemplo, os Exus conhecidos como Caboclos Kimbandeiros, Exus da linha das matas, que trabalha nesse ponto de força, assim como o Exu Pimenta, Exu Arranca-Toco, eles usam em muitas das vezes a cor verde para seus trabalhos, hoje, é fácil achar velas das cores preta e verde a venda, bem como guias destas cores.

Vislumbra-se então que várias casas e médiuns alternam essas cores com preto, de acordo com a vibração do Exu, os mais conhecidos são, preto e branco simbolizando a linha do cemitério, preto e amarelo, linha das almas como um todo, preto e verde, linha das matas, preto e roxo que se usa também para linha das almas e para Exus da linha negativa de Nanã. Não tão populares, mas usadas também por médiuns e Exus são as combinações preto e rosa para os Exus Mirins, preto e azul para os Exus da linha das águas, e até, preto e marrom, para a linha negativa de Xangô, mesmo sendo pouco usual. Então, concluísse que o preto é a cor predominante de Exu, desse modo, como se faz guia de 7 linhas da Umbanda, com as 7 cores dos Orixás, não havendo um padrão para certas cores, uns usam Branco (Oxalá), Marron (Xangô), Vermelho (Ogun), Verde (Oxossi), Amarelo (Yansã), Azul (Yemanjá), Rosa (Êres), porém outros substituem o amarelo por Roxo (Nanã), ambas simbolizando as almas, o Azul claro por Azul escuro (Oxum), tudo dependerá da concepção e fundamento do médium, se for filho de Nanã, não poderá faltar o roxo em sua guia de 7 linhas, se de Yansã o amarelo, diante disso, pode-se fazer uma guia das 7 linhas de Exu, com 7 cores, contendo sempre a cor preta, representando as 7 linhas dos Exus.

Willian M. Jorge.

8 comentários:

  1. Minha Pombo Gira pediu uma roupa preta com roxo e dourado, sou de Iansã, isso quer dizer que ela é das almas, e é o negativo de Iansã e Nanã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunte para sua entidade ou de alguém que você confie muito

      Excluir
  2. Eu tive uma visão e logo um sonho, em que eu estava incorporado com meu exu, e estava usando a guia dele, preta alternada com branca, e tenho intuição de fazer ela, ele já se mostrou como exu das almas.

    ResponderExcluir
  3. Não tenho religião, muito em função dos seus dogmas que me irritam bastante, pois cada uma quer apresenta-los como verdades únicas; mas por outro lado tenho uma afeição enorme por Exu. Já conversei com essa entidade e fiz alguns trabalhos recomendados sem ter quase nenhum conhecimento sobre suas atividades. Gosto muito e ao mesmo tempo tenho um certo receio que faz com que me mantenha afastado. Na realidade gostaria de manter um contato mais estreito com essa entidade ou pelo menos conhecê-lo melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entidade é uma coisa séria, não deve sair fazendo trabalhos, você pode ir na gira de Exú em algum terreiro sério de caridade, pois são entidades de luz, algumas pessoas passam na frente da entidade é mestificam muito. Por isso consulte sempre com um médium sério de confiança. Não se brinca com espiritualidade, a espiritualidade está para ajudarmos a evoluir por isto sempre que for pedir algo para uma entidade pense com amor, tudo que envia para o universo volta... Exú é luz.

      Excluir
  4. Bom dia, gostaria de saber que entidade tem veste amarela, com uma listra preta na altura da cintura. Essas roupas que cobrem todo o corpo de quem a usa típicas de religiões afro-brasileira, meio brilhosas... Grato. Se alguém quiser conversar sobre esse sonho que tive por favor entre em contato pra me ajudar. 21985849368

    ResponderExcluir
  5. O)lá, o Exu que se qapresentou para trabalhar comigo usa uma capa com capuz, na cor marrom por fora e vermelha por dentro, mas ele é um esqueleto. Alguem teria uma pista de que exu seria esse? É um caveira vibrando em Xangõ? Pode ísso ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poder, pode, amigo... Mas pergunte ao seu Pai/Mãe de Santo, ele(a) deverá tirar todas as suas dúvidas.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda