Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Amigos da Umbanda!!! Saravá aos Pretos Velhos e Pretas Velhas!!!!!!!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Qual o Procedimento Correto?


     
         Como devemestar vestidos os médiuns durante as sessões?

Devem usar somente o branco ou podem usar roupas coloridas? E asmulheres podem ou não podem usar calças compridas, ainda que brancas?

Podemos notar que apesar de acharmos tão simples a maneira que cada umdeve vestir-se nas sessões de Umbanda, há muitas maneiras e muitascontestações.

Há casas que permitem mulheres de calças brancas e um guarda-pó àsemelhança dos homens, ou mesmo um tipo de roupa que mais assemelha-se a umabata para as mulheres e outras casas que só permitem que as mulheres usem asroupas de baiana, inclusive não deixando que assistentes do sexo feminino, seporventura, ao longo das sessões venham a ser mediunizadas, permanecerem nosalão sem que lhes tenham sido colocadas saia, mesmo que por cima das própriasroupas pessoais.

Podem os Guias ao manifestarem-se tirarem camisas, ou utilizar panosatados ao peito? Normalmente isso ocorre com Guias manifestados em homens é claro.

E se quiserem trabalhar sem camisa, podem? E no caso das bebidas? Podemos Guias optar por beber diretamente na garrafa ou são obrigados a utilizarcopos, taças ou cuités? E o que dizer de entidades que ao manifestarem-se pedemsandálias, sapatos, paletós, etc... Isso é correto?

A porta de um Centro Espírita, Terreiro, Roça ou Ilê, deve ficar aberta,ou seja, a frequência é liberada ou poderá ser controlado quem entra ou sai dacasa, utilizando-se o método do portão fechado ou mesmo um porteiro?

A questão é puramente doutrinária e não vejo razão alguma para tantosataques de uns aos outros. É importante que nos lembremos de um ditado muitoantigo, porém muito eficaz. “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”. E omais quente ferro que costuma nos ferir é a nossa própria língua. Como já vimosem outras conversas, a Umbanda é uma doutrina extremamente aberta que permitevários entendimentos sobre suas origens e cultos. Então também é possível quehaja dentro de cada aceitação um tipo de fundamentação ou doutrina diferente enão será pelos comentários contrários ou condenações sumárias que se chegará auma definição do que é certo ou errado.

Se o zelador entende que na sua casa não deverá ter acesso qualquer tipode pessoa, ainda que isso de certa forma fira o entendimento de prática dacaridade, não deverá ser condenado por isso, já que todos sabem o quanto demaldade e violência é hoje praticada em todos os recantos do país e, nãoentendo como válido tentar justificar o fato como erro, utilizando a idéia deque se lá tem guias de verdade, então teria efetiva segurança, porque cada um éque sabe onde realmente estarão seus problemas. O mesmo caso se aplica amaneira tanto dos médiuns como dos guias se vestirem. Entendo que se há respeitoe verdade, não será a roupa que irá modificar as qualidades dos guias nem dosmédiuns que os manifestam.

É óbvio que essas colocações não estão abrindo as portas paraprocedimentos totalmente fora de padrões não só espirituais ou doutrinárioscomo normalmente aceitos pela própria sociedade. Uma casa de Umbanda é umambiente sagrado no qual se deve ter o maior cuidado e apreço pela educação erespeito.

Roupas adequadas, principalmente na assistência, sem sombra de dúvidas,permitirão uma boa qualidade da educação e posicionamento social. No entanto,admito que cada grupo é que deverá determinar qual o tipo de roupas serão maisadequadas à assistência, assim como ao corpo mediúnico.

Eu, particularmente, tenho as minhas preferências, mas tenho irmãos quepossuem outras diferentes que as minhas, mas nem por isso, suas casas deixam deter a força e a capacidade necessária para o trabalho espiritual e a prática dacaridade.

O que importa na verdade é nossa boa intenção. Quando vamos a um Centronão devemos ir com olhos de júri de moda ou costumes, e sim com olhos de amor eboa vontade.

Aí sim, a vibração do nosso modo ou do modo de quem a pratica será cadavez maior e mais bem aproveitada.

Matéria do irmão Solo - Recife - PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda