Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Amigos da Umbanda!!! Saravá aos Pretos Velhos e Pretas Velhas!!!!!!!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Lidando com o Medo



1 – Medo de ficar só.
A felicidade é um bem solitário, visto que é relativa a cada indivíduo. Constitui-se num padrão pessoal de ser. Mesmo que estejamos ao lado de alguém, nosso felicidade só poderá ser compartilhada parcialmente, pois o sentimento profundo que tenhamos só será sentido por nós e por Deus. Ficar só é uma situação necessária em algum momento de nossa vida. Caso a Vida nos tenha imposto essa contingência devemos encará-la como um evento importante para que aprendamos alguma coisa com a solidão. Ser feliz sem uma companhia física, seja de um parceiro ou de um familiar, pode ser um recado da Vida para que sejamos úteis coletivamente. Caso você seja uma pessoa solitária e queira ser feliz mesmo na solidão, busque fazer alguma coisa para a coletividade. Condicionar a felicidade a ter a companhia de alguém com quem possamos viver uma relação amorosa é um ideal fantasioso que introjetamos das regras sociais e que, muitas vezes, nos impede da valorização real dos vínculos que a vida oferece. Faça algo que lhe traga satisfação e proporcione ao mesmo tempo benefícios sociais. Talvez o motivo de sua solidão seja exatamente o fato de você fazer muito pouco pela sociedade na qual vive. Faça algo pela sua felicidade realizando alguma coisa pela felicidade de alguém. Comece pelo bem coletivo, preferencialmente de forma anônima. Experimente cultivar algum tipo de atividade na qual você possa envolver pessoas amigas que compartilhem de sua solidariedade. Talvez você descubra que o egoísmo é um dos responsáveis pela nossa solidão externa.

2 – Medo de ser inferiorizado.
O desejo de ter importância na vida e de se mostrar melhor do que se é faz parte da natureza humana e representa uma tentativa de superação do fato de ser criatura e não Criador. Aquele medo é parte integrante da luta pela sobrevivência quando se acredita que novos valores podem ser adquiridos pela inferioridade de alguém.
É por causa desse medo que o orgulho assume o comando de certas idéias e atos na vida das pessoas. Ele nos cega na medida que nos induz a uma forma de pensar, como se fôssemos melhores do que os outros. Lembre-se de que você não é melhor ou pior que qualquer ser humano. Você é apenas diferente de todo ser humano, possuindo qualidades, tanto quanto o outro, que se apresentam em maior ou menor intensidade que nele. Aquele medo é fruto também da insegurança do que se é e do desejo de superar-se a fim de atingir uma imagem idealizada de si mesmo.
Ser feliz passa pela consciência da própria singularidade, percebendo-se diferente e único em sua natureza essencial. Nada, nem ninguém, é superior em face dos referenciais com os quais geralmente se estabelecem comparações. Quando o referencial é Deus, nada suporta uma superioridade ou inferioridade. Adquira a consciência de seu valor relativo e considere sua igualdade com os outros, pois todos estamos na busca da felicidade. Uns mais adiantados do que outros, porém, nem por isso, superiores numa escala que deva nos inferiorizar. Ser feliz sem se inferiorizar é aceitar as diferenças externas que a vida nos impõe e considerar que a felicidade é patrimônio de todos, sem distinção de etnia, credo, condição econômica ou nacionalidade. Somos filhos de Deus e merecemos a felicidade. Não devemos tentar superar o sentimento interno de superioridade, ou de inferioridade, humilhando alguém, mesmo que em pensamento. Tampouco, devemos nos sentir humilhados quando o orgulho de outrem falar mais alto. A felicidade compreende a compreensão do desejo do outro, permanecendo em paz e em busca do si mesmo, essência divina.

3 – Medo de não atender às expectativas.
Todos queremos nos sentir importantes para alguém. Muitos ainda vivem em função de sua imagem pública. Desejamos atender às expectativas de uma pessoa, da família, de um grupo referencial, ou da cultura na qual estamos vivendo. Por um lado, isso pode nos impulsionar para um futuro promissor, por outro, nos alienar por toda a vida, pois, se pode correr o risco de viver-se a vida esperada pelos outros. Para ser feliz, é preciso separar suas expectativas daquelas que vêm de fora. Quando as expectativas geradas pelos outros podem ser correspondidas e coincidem com o projeto de vida da pessoa, isso se torna estruturante; porém, quando elas estão além de nossa capacidade ou diferem do projeto de vida que gostaríamos de adotar, elas nos levam a frustrações no futuro. Quando decidirmos não mais atender às expectativas externas, principalmente daqueles que nos ajudaram a consolidar nossa personalidade e contribuíram para que chegássemos aonde nos encontramos, certamente teremos que ter alcançado maturidade e segurança. Desagradar alguém que nos é querido não é tarefa fácil. Requer firmeza nos próprios princípios e amorosidade na hora de declará-los. A felicidade pessoal pode nos obrigar a afirmação do nosso próprio destino, mesmo que ele contrarie aquele que nos habituamos seguir.

4 – Medo do desconhecido.
Ninguém tem controle total sobra a vida. Nenhum ser humano tem certeza de nada nem está seguro de como será seu próprio futuro. Muito embora o futuro da humanidade seja uma incógnita, o futuro do ser humano é ser feliz, disso não tenha dúvida. Os planos de Deus certamente incluem a felicidade do ser humano, porém, as estratégias que Ele utiliza nem sempre podem ser antevistas. Caso você tenha medo do desconhecido, fique sabendo que a maioria das pessoas também tem, porém, talvez elas já tenham adquirido controle sobre o próprio. Elas descobriram que de nada vale antecipar com hipóteses o que não se tem certeza de como será. Elas também têm consciência de que não se tem a capacidade de saber tudo, principalmente o que depende de infinitas variáveis. Essa antecipação deve ocorrer dentro daquilo que se pode alcançar, porém, quando se trata de querer coisas improváveis ou impossíveis, pode-se incorrer na ansiedade doentia. De nada adianta achar que o desconhecido é ameaçador ou que necessariamente virá contra nós. É preciso ter confiança em Deus e na própria capacidade em superar obstáculos. A vida não nos presenteia com coisa alguma que não possamos utilizar em nosso proveito. Querer antecipar o futuro como se ele fosse algo ameaçador pode nos fazer viver em constante sobressalto, achando que a Vida nos trará sempre o negativo. Caso realmente o futuro venha lhe trazer algo de ruim ou de negativo, tenha certeza de que aquilo será instrumento impulsionador de seu crescimento e lhe possibilitará ser melhor pessoa do que você é. Sua felicidade ocorrerá, porém, estará sendo adiada durante o período em que continuar com seu medo a respeito do que não pode ser por você controlado.

5 – Medo de se expor.
Este é o medo dos tímidos e dos retraídos. Em verdade eles têm medo de errar e não querem aparecer como alguém fracassado. Não são suficientemente seguros e maduros para suportar isso. Necessariamente não temos que nos expor em público nem estar num palco diante das pessoas. Não somos obrigados a ter dotes de oratória ou de representação teatral para fazer o que queremos. Porém, é importante que estejamos preparados caso essa exposição venha a acontecer ou faça parte de algum processo que nos faça crescer. Quando esse medo for empecilho à nossa felicidade, se há que enfrentá-lo com pequenas doses de exposição a fim de irmos adquirindo a sabedoria de estar diante das pessoas sem receio de errar. O erro é parte do aprendizado e representa uma experiência dentre aquelas que nos ajudarão a fazer escolhas. O caminho da felicidade não contém apenas experiências acertadas, mas também aquelas das quais extraímos lições importantes. Saber expor-se é ser transparente e livre da necessidade de receber elogios ou aprovações pelo que se faz. Quando tivermos a coragem de nos expor, quando o momento o exigir, devemos aprender que as outras pessoas, tanto quanto nós, reagem de formas padronizadas quando em publico e releguemos seus comentários à pertinência da situação. Vença o medo da exposição considerando que seu juiz é Deus e seus erros fazem parte de sua iniciação para a Vida e para sua felicidade.

6 – Medo de ser rejeitado.
Esse é um medo a que todos estamos sujeitos, principalmente aqueles que sofrem algum tipo de constrangimento na vida. Ninguém quer ser excluído ou esquecido. O sentimento de rejeição nos faz cair em depressão, diminuindo nossas chances de alcançar a felicidade. Para não passarmos pela rejeição permitimos que a vaidade e o orgulho, muitas vezes, assumam o comando de nossa existência. A consciência do valor pessoal e a segurança quanto às próprias limitações, tornam-se excelentes antídotos para que aquele sentimento não se instale em nós. A felicidade é possível quando adquirimos a noção de nossa própria importância perante a Vida, sem que necessariamente sejamos importantes para determinado grupo de pessoas. A importância que queremos ter para alguém ou para um grupo é uma conquista pessoal e depende dos valores que possuímos e que sejam adotados por aquela pessoa. A felicidade é uma conquista importante e independe de estarmos ou não em um grupo, porém, ela se realiza quando estamos na relação com ele. Seja feliz e se mostre como realmente é. Você aprenderá com o meio no qual vive e poderá se tornar uma pessoa melhor se refletir sobre si mesmo através da consideração de seus potenciais e limitações, ressignificando o fantasma da rejeição, você se sentirá melhor.
Aprenda a valorizar-se e a ser feliz como você é.

Do livro “Felicidade sem culpa” Autor – Adenáuer Novaes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda