Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Amigos da Umbanda!!! Saravá aos Pretos Velhos e Pretas Velhas!!!!!!!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

COM OS PÉS DESCALÇOS


O chão representa a morada dos ancestrais e quando estamos descalços tocando com os pés no chão estamos tendo um contato com estes antepassados.

o correto é tirar os calçados em respeito ao solo do terreiro, e ter um outro calçado para quando sair,pois seria como se estivéssemos trazendo sujeira da rua para dentro de nossas casas.

É também uma forma de representar a humildade e simplicidade do Rito Umbandista.

Alem disso,nós atuamos como pára-raios naturais,e ao recebermos qualquer energia mais forte,automaticamente ela se dissipa no solo.

É uma forma de garantir a segurança do médium para que não acumule e leve determinadas energias consigo.

Em alguns terreiros é permitido usar calçados(mas calçados só para dentro do terreiro).

Cabe ressaltar que a origem desse costume,nos cultos de origem afro-brasileira,é outra:

-os pés descalços eram um símbolo da condição de escravo,de coisa,lembremos que o escravo não era considerado um cidadão,ele estava na mesma categoria do gado bovino,por exemplo.
Quando liberto a primeira medida do negro (quando fosse possível) era comprar sapatos,símbolo de sua liberdade,e de certa forma,inclusão na sociedade formal.

O significado da "conquista" dos sapatos era tão profundo que,muitas vezes,eles eram colocados em lugar de destaque na casa(para que todos vissem)

Ao chegar ao terreiro,contudo,transformado magicamente em solo africano,os sapatos,símbolo para o negro de valores da sociedade branca,eram deixados do lado de fora.

Eles estavam (magicamente)em África e não mais no Brasil.

No solo africano (dos terreiros) eles retornavam (magicamente) a sua condição de guerreiros,sacerdotes,príncipes,caçadores,etc.

Independentemente do SINAL DE RESPEITO , ainda é mais importante observarmos que o contato com o solo nos permite, tanto absorver energias telúricas, quanto por ali também deixar se esvair o excesso de possíveis cargas energéticas.

Um procedimento interessante para quem mora perto de praias, por exemplo, é o de andar na beira d'água, descalço.

Isso é até recomendado por alguns médicos naturalistas para quem tem problemas ósseos e outros e, tirando a religiosidade de lado, o fundamento maior está mesmo nessa troca energética positiva que fazemos através de nossos plexos plantares em contato com a água e a terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda