Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Amigos da Umbanda!!! Saravá aos Pretos Velhos e Pretas Velhas!!!!!!!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

As Antigas Religiões em Novos Tempos

    

          O que é Religião?

         “Religião é um conjunto de crenças que compartilham códigos morais e fazem uso de forças sobrenaturais, divinas, sagradas e transcendental. É ainda confuso a definição exata de Religião.”
Sempre foi complicado discutir sobre religião, pois além de haver muitas, as opiniões são por vezes extremistas, até dentro de uma mesma religião é difícil encontrar pensamentos iguais sobre a relação entre homem e o divino.
A religião nos guia, nos aponta a direção, é uma ferramenta natural do ser humano, e deve ser usada com o bom-senso.

As maiores Religiões do Mundo:
Islã (ou islamismo ou islão):

 
 A maior religião, chegando a 1,3 BILHÃO de adeptos. Monoteísta, surgiu no século VII na Península Arábica, baseada nos ensinamentos do profeta Maomé e na escritura sagrada do Alcorão.

 

Cristianismo:


Com cerca de 1,1 BILHÃO de seguidores, essa é uma religião muito comum no ocidente. Monoteísta, baseia-se nos ensinamentos de Jesus, estes recolhidos no Evangélio, parte do Novo Testamento.

Hinduísmo (ou Sanātana Dharm):


Com 900 milhões de praticantes, é uma tradição religiosa originada do subcontinente indiano que abrange o bramanismo, crendo na Alma Universal. Dentre as seis divisões históricas (darshanas), somente duas sobrevivem, a Ioga e Vedanta.



Budismo:


Com 380,8 milhões de adeptos, é mais que uma religião, é uma filosofia baseada nos ensinamentos de Sidarta Gautana. Conta com certa de 380 milhões de seguidores, é uma religião conhecida em todo mundo pela sua cultura. Para certos pesquisadores e estudantes, o budismo pode não ser considerado como religião, porque não existe um Deus criador, dogmas e proselitismo. O budismo é o caminho para o crescimento espiritual, através dos ensinamentos de Buddhas.

Sikhismo:


Com 25,4 milhões de adeptos, é uma religião monoteísta fundada em Punjab (noroeste da Índia) por volta do século XV pelo Guru Nanak. Baseado nos ensinamentos de 10 Gurus.


Espiritísmo:


Com 15,1 milhões de fiéis, crêem na existência de um espírito imortal, na reencarnação e na intermediação entre o mundo espiritual e o mundo real através de um Médium. Para os espíritas, o homem é um espírito ligado a um corpo através de uma alma.

Judaísmo:


Com 13,1 milhões de adeptos, é a religião do povo Judeu e mais antiga das principais religiões monoteístas surgiu da religião mosaica. O Deus é chamado de YHWH ou Adonai ou HaShem. Segundo os judeus, Israel foi escolhido para receber o Torá (ensinamentos desse Deus).


Fé Bahá’i:


(Oriundo do Islamismo) Com 7,6 milhões de seguidores, foi fundada por Bahá’u’lláh em 1844 na antiga Pérsia. Não possui dogmas, rituais, clero e sacerdócio. Os seguidores são chamados como Bahá’u’lláh e baseiam-se no contínuo progresso da civilização e no respeito à humanidade. É uma religião monoteísta e crêem que Deus é o criador de tudo e de todos. Deus é eterno e inacessível.

Jainismo (ou Jinismo):


(Oriundo do Hinduísmo) Com 4,6 milhões de adeptos é uma das religiões mais antigas da Índia. Como o budismo, crêe em um único Deus mas não atribui a ele atributos de necessidade e figura central. Acredita-se que surgiu no século V a.C. devido as ações de Mahavira. Buscam a libertação.

.

Vídeo | O Desenvolvimento Geográfico das Religiões

 

 

Mas a verdade, não é uma só?
A verdade é uma só, as pessoas é que são diferentes.
Esta conclusão explica a variedade de religiões que hoje conhecemos.
A variedade de religiões é consequência da diversidade social e cultural existente no mundo.
Entender a percepção humana nos ajuda e compreender a quantidade de religiões. A princípio, todo ser humano sente frio e calor e percebe que na ausência da luz predomina a escuridão. Essas percepções nos fazem experimentar a vida e desenvolver as nossas próprias intuições, portanto cada ser humano experimenta a vida de maneira diferente devido ao seu contexto social.
Independente de qual é a verdade absoluta, as histórias são contadas por gerações e cada indivíduo interpreta da sua forma, de acordo com suas percepções e sentimentos. Por isso quem nasce em um país cristão, por exemplo, tem grande tendência de ser cristão.
Mas também existem partes em comum entre as religiões, como a existência de um Deus, em todas as grandes religiões o Deus sempre fala de amor e paz, então porque por milhares de anos os homens matam e morrem em nome de Deus? Porque os homens não fazem jus a aquilo que acreditam? Não seria isso hipocrisia? Afinal, não existe nenhuma guerra que seja santa, o que existe ainda hoje é o preconceito, a tolice de achar que 7 bilhões de pessoas devem perceber e entender a vida da mesma forma.
Acredito que Deus não se importe com o titulo da sua religião, mas sim com suas atitudes em em vida. Deus não é como um candidato político. Ele não precisa de títulos, slogans ou promoções, muito menos de guerras e tiranias justificadas em seu nome. Deus esta em tudo, sem fronteiras geográficas, sociais ou econômicas. Deus não é Religião.
Contudo, vemos na história da humanidade, religiões que por vezes equivocadamente se comportam como partidos políticos, intitulando leis para verdades que mal conhecem.
A resposta para “de onde viemos?” ou “para onde vamos?” não caberiam dentro de uma hora ou no espaço de uma página inteira, pois são grandes e diversas as mitologias, teorias, filosofias ou sociologias, mas cabe aqui e agora ressaltar a relação efetiva entre religião e sociedade, isso é Educação, ou pelo menos deveria ser em um país grande e de sociedade multicultural como é o Brasil.

Religião e Sociedade
Desde muito tempo atrás o homem se arrisca a responder sobre o que é divino e o que é humano, e como devemos ou não viver, o grande problema é quando usam o nome de Deus para justificar um suposto fanatismo, pois a questão é que não existe apenas um homem, muito menos uma só resposta, ainda que a verdade seja apenas uma.
Com o tempo os povos foram se misturando, formando uma só sociedade global, gurus e profetas por todos os lados, diversas religiões e congregações, todas as quais oriundas de suas tradições e culturas, com experiências e percepções adquiridas através de seu tempo e espaço. Por compartilharmos todos do mesmo mundo, é bom praticar o convívio social.
Conclusão
Acreditar em Deus é também respeitar a crença de outras pessoas, pois compreensão e paciência são virtudes que qualquer Deus ensina. Isso é viver em sociedade.
A Educação promove para as novas gerações, o conhecimento sobre os velhos problemas sociais.

“Quem me dera
Ao menos uma vez
Entender como um só Deus
Ao mesmo tempo é três.”
Índios – Legião Urbana
A bíblia cristã descreve Deus em três estados, Pai, Filho e Espírito Santo. Isso já parece bem confuso para alguns, mas em uma visão universal entre as religiões fica tudo ainda mais complicado, pois quem dera a humanidade entender que independente de religião o Deus em verdade é apenas um.

Salve o Universalismo!

Denis Sant'Ana   .'.   \|/  سلام

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda