Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Amigos da Umbanda!!! Saravá aos Pretos Velhos e Pretas Velhas!!!!!!!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Flores e Ervas na Umbanda



CONHEÇA ALGUMAS FLORES CONSAGRADAS AOS ORIXÁS

As flores expressam a harmonia divina e proporcionam paz e serenidade mental aos que sabem aprecia-las.

A arte dos arranjos florais, estimula a criatividade e proporciona a paz interior, e a Umbanda como síntese, vela pela preservação da tradição dessa arte sublime.

A magia com flores é milenar e se preservou na arte do Ikebana que, até o final do século 19 era uma prática restrita apenas aos homens.

Assim como as flores, as ervas também são de fundamental importância para a restituição e a reconstituição do equilíbrio nos médiuns de Umbanda pois, a natureza preserva a harmonia divina e os elementos naturais carreiam o Axé ( força ) da natureza.

as importantes correlações referentes aos sete Orixás, inclusive as essências que podem ser adquiridas em casas especializadas na comercialização de materiais para formulação de perfumes. Essas essências podem ser utilizadas na forma de banhos para restabelecimento do equilíbrio psico-aurânico bem como para a conservação do mesmo. No banho de essência utilizamos apenas três gotas para um litro de água pois, o excesso pode ser prejudicial, e no primeiro mês de uso fazemos o banho somente uma vez por quinzena e posteriormente uma vez por semana. Esse banho deve passar por todo o corpo, e para isso deve ser despejado por cima da cabeça ( ori ) passando por todo o corpo, após o banho normal de higienização.

O banho de ervas não deve ser usado a qualquer momento e se presta mais a desimpregnações e fixações mediúnicas e não deve ser despejado sobre a cabeça mas, sim a partir dos ombros. E para quem queira se banhar com as ervas, deve seguir a uma série de observações importantes principalmente na origem e no que tange a colheita das ervas que, deve ser executada em uma lua positiva ( nova ou crescente) pois, nessa época a seiva da planta se localiza nas folhas e na quinzena lunar negativa ( cheia e minguante ), a seiva se encontra próxima a raiz, ficando as ervas portanto, energeticamente defasadas .

Esse banho deve ser feito por infusão, ou seja, fervemos a água, a retiramos do fogo, colocamos as ervas e esperamos até que a mistura esfrie o suficiente para aplicá-la no corpo após o banho normal de higienização. Outra orientação é que se coloque um pedaço de carvão sob cada pé no momento do banho que deve ser despejado no corpo, no sentido do pescoço para baixo, ou seja, não deve ser despejado na cabeça. E basicamente é muito positivo utilizar nesse banho apenas uma erva da vibração de Oxalá ou uma erva da vibração original ( relacionada ao signo ) do médium que usará o banho.

As entidades de Umbanda, também utilizam a energia vegetal na forma de defumação, a fim de amortizar energias de choque oriundas do baixo astral e no intuito de aproveitar o equilíbrio natural dos vegetais para re-harmonizar nosso organismo por meio da absorção, via respiração, da energia emitida por essa aroma-terapia que é decodificada por nosso organismo por meio do rinoencéfalo.

Para melhor projeção das energias provenientes da defumação, a mesma deve ser feita em um turíbulo de barro e deve obedecer a critérios específicos que qualificam e quantificam as ervas ou essências utilizadas para esse fim.

Uma defumação positiva utilizada para desagregar energias negativas pode ser composta de três porções de erva-doce, com uma porção de cravo e uma porção de canela. Para defumar pessoas o importante é que a fumaça seja inalada ou seja, não é necessário 'fulmigar" a pessoa com excessiva fumaça pois, uma emanação sutil que possa ser sentida pela respiração já produz efeitos notáveis.

A nível superior podemos utilizar o incenso puro na forma de pequenas pedras utilizadas no turíbulo ou mesmo de varetas especialmente preparadas que podem ser adquiridas no comércio. A fumaça do incenso assim como a do sândalo e de outros elementos, veicula pedidos superiores e eleva nosso tônus vibratório

Para defumarmos ambientes como casas ou estabelecimentos comerciais, devemos fazer a defumação dos fundos do estabelecimento para a entrada ou seja, direcionaremos os fluídos negativos para fora da casa em questão. E para potencializar esse processo podemos deixar uma cumbuca de água com sal atrás da porta de entrada que deve ser substituída semanalmente, e podemos utilizar certos pontos cantados ou mantras que possuem o poder de direcionar as energias da natureza aumentando a eficácia do trabalho magístico.

Com essa mesma filosofia, as entidades ditas como caboclos e Pais-velhos, fazem uso do fumo nas sessões de caridade dos terreiros de Umbanda.

Portanto, não é correta a exortação de leigos que atribuem que o uso do fumo em forma de charutos e cachimbos pelas entidades de Umbanda seja decorrente de uma pseudo-inferioridade ou um suposto vício que esses seres astralizados trazem de vidas anteriores.

Existe portanto, um véu entre a aparência e a essência da Umbanda que raras pessoas podem conceber e mais raras ainda são as pessoas que se desprendem dos aspectos místicos e míticos e adentram o nível cósmico da Umbanda e da vida.

Como disse Shakespeare: " Existem muito mais mistérios entre o céu e a terra do que suponhe nossa vã filosofia..."

As flores consagradas aos Orixás são:

lírio branco – Oxalá ;
rosa Branca – Yemanjá ;
crisantemo branco – Yori ( Ibeji );
cravo branco - Xangô ;
violeta – Yorimá ( Obaluaye ) ;
palmas vermelhas – Oxossi ;
cravos vermelhos – Ogum ;

Forneceremos a seguir as principias ervas relacionadas com cada uma sete legiões dos sete Orixás segundo a alta magia de Umbanda baseada na correspondência astro-vegetativa focada nos sete chefes de legião principais de cada vibração original ou Orixá segundo seus entrecruzamentos vibratórios:

Oxalá

Urubatão da Guia ------------------- Maracujá

Guaraci ------------------------------- Girassol

Guarani ------------------------------- Hortelã

Aymoré ------------------------------- Louro

Tupi ------------------------------- Arruda

Ubiratan ------------------------------- Jasmim

Ubirajara ------------------------------- Erva- cidreira




Ogum


Ogum de Lei -------------------------- Romã

Ogum Rompe-Mato ---------------- Samanbaia

Ogum Beira Mar ------------------------ Jurubeba

Ogum de Malé --------------------------- Cinco Folhas

Ogum Megê ------------------------------ Macaé

Ogum Yara ----------------------------- Losna

Ogum Matinata ------------------------- Tulipa




Oxossi


Arranca-toco -------------------------- Erva Doce

Cobra Coral ------------------------- Parreira-do-mato

Tupynambá ------------------------ Sabugueiro

Juremá ------------------------ Erva-doce

Pena Branca ------------------------- Malvaísmo

Arruda ----------------------- Malva-cheirosa

Araribóia ------------------------------ Dracena




Xangô


Xangô kaô ------------------------------ Limão

Xangô Pedra Preta ---------------- Goiaba

Xango 7 Cachoeiras ---------------- Erva-tostão

Xangô 7 Pedreiras -------------------- Abacate

Xangô Pedra Branca ----------------- Lírio da cachoeira

Xangô 7 Montanhas ---------------- Alecrim do mato

Xangô Agodô --------------- Fedegoso




Yorimá


Pai Guiné ------------------------------- Eucalipto

Pai Congo D´Aruanda ------------ Sete-sangrias

Pai Arruda ------------------------ Vassoura branca

Pai Tomé --------------------------- Alfavaca

Pai Benedito -------------------------- Trombeta

Pai Joaquim --------------------- Guiné-pipiu

Vovó Maria Conga ------------------- Tamarindo




Yori


Tupãnzinho ----------------------- Manjericão

Yariri ------------------------------ Verbena

Ori ------------------------------- Capim-limão

Yari ------------------------------- Melão-de-São Caetano

Damião ------------------------------- Morango

Doum ------------------------------- Amoreira

Cosme ------------------------------- Crisântemo




Yemanjá


Cabocla Yara ----------------------- Panacéia

Cabocla Estrela do Mar --------- Pariparoba

Cabocla do Mar ------------------- Picão-do-mato

Cabocla Indayá -------------------- Manacá

Cabocla Yansã ------------------ Folhas de violeta

Cabocla Nanã Burukum --------- Arruda fêma

Cabocla Oxum ------------------ Quitoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda