Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Amigos da Umbanda!!! Saravá aos Pretos Velhos e Pretas Velhas!!!!!!!

domingo, 15 de maio de 2011

Você Sabe o que é Noética?


A noética (do grego nous: mente) é uma disciplina que estuda os fenômenos subjetivos da consciência, da mente, do espírito e da vida a partir do ponto de vista da ciência. Como conceito filosófico, em linhas gerais define a dimensão espiritual do homem.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 
Noética: A ciência que explica o milagre? 

“Vós sois deuses!” proclama o Salmo 82:6. Sei que um teólogo terá, dentro de sua disciplina, uma interpretação coerente para essa citação, mas se formos um pouco além e levarmos ao pé da letra, será que realmente somos mini Deuses? Desde antiguidade mistérios antigos glorificam a apoteose humana. A nossa mente reserva segredos ainda não revelados, sua interferência na matéria e na realidade é algo estudado pela Noética, pra quem ainda não ouviu falar: “A noética é uma disciplina que estuda os fenômenos subjetivos da consciência, da mente, do espírito e da vida a partir do ponto de vista da ciência. Como conceito filosófico, em linhas gerais define a dimensão espiritual do homem.” 

Imagine um grão de areia. Apesar de pequeno ele possui massa, logo exerce força de gravidade... Agora se pegarmos trilhões deles e deixarmos que atraiam uns aos outros para formar, digamos, a lua, a força de gravidade combinada deles será suficiente para mover oceanos inteiros e fazer subir e descer as marés por todo o nosso planeta. E se eu lhe dissesse que um pensamento é uma coisa de verdade, uma entidade mensurável, com uma massa mensurável? Minúscula, é claro, mas ainda assim uma massa. O que aconteceria se muitas pessoas começam a se concentrar no mesmo pensamento? 

O parágrafo anterior foi feito com base nas palavras de Katherine Solomon, personagem fictício do livro “O Símbolo Perdido” de Dan Brown, foi através desse livro que muita gente pode conhecer a chamada ciência Noética... Apesar da personagem ser fictícia a sua fala explica mais ou menos como deve ser entendida essa disciplina de traços revolucionários. “Os pressupostos essenciais da noética são os conceitos, encontrados em várias tradições filosóficas e religiosas, de que o homem é o criador de sua própria vida, que a consciência impregna toda a realidade, que o homem tem outros meios de contatar a realidade além de seus cinco sentidos tradicionais, e também que muito do assim chamado "conhecimento objetivo" não tem nada de objetivo, mas é fruto apenas do consenso coletivo e se baseia em boa medida na subjetividade.” 

O documentário “O segredo” explora ampla e genericamente esse poder de influência dos pensamentos na realidade, seguem o lema “o universo conspira a favor”, considerando que qualquer tipo de pensamento que você tiver é capaz de gerar a chamada “lei da atração”. Pense negativo que tudo passa a dar errado, pense positivo que as coisas almejadas fluirão como você sempre quis. Apesar de absurdo para muitos, não podemos negar as coisas simplesmente por não parecer real, o próprio Einstein deixa claro que mesmo um genial cientista sabe que sempre há algo mais, nesta frase ele diz “Aquilo que é impenetrável para nós existe de fato. Por trás dos segredos da natureza há algo sutil, intangível e inexplicável. A veneração a essa força que está além de tudo o que podemos compreender é a minha religião.” 

No entanto “A ciência noética não deve ser confundida com misticismo. O misticismo procura se conectar com o sobrenatural através da filosofia, fé e experiência religiosa. Já a noética pretende ser uma ciência, isto é, utiliza o método científico para testar suas teorias. Também difere da ciência materialista por descartar visões reducionistas da realidade, por concentrar-se no estudo da subjetividade e por levar em consideração elementos valorativos e teleológicos, e não apenas quantitativos e autolimitantes.” 

Assim, a partir de alguns pontos de vistas acima, podemos presumir que nossa mente pode está no centro de muitas coisas que acontece na sociedade. E o pensamento coletivo pode conduzir grandes acontecimentos. Não querendo desmerecer religiões, mas grandes profetas e grupos poderiam muito antes conhecer profundamente essa capacidade e assim em nome de um deus ter conseguido conduzir pensamentos para fins impressionantes. Os próprios deuses, por sempre possuírem razão humana, não poderiam ser interpretados como algo dissociado do indivíduo ou como algo divino acima dele, mas sim, como a essência de todas as pessoas reunidas em prol de algo. Assim poderíamos entender completamente o salmo 82:6 que diz “Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.” 

Enfim, milagre pode ser fruto dessa tal força dos pensamentos, que quando bem conduzidos podem levar ao ideal desejado. Apesar de tudo ainda ser visto como possibilidades, desde o inicio do texto imaginei vocês lendo e depois comentando, espero que o universo conspire a favor...

Pense Nisso... 

Fonte:  http://www.welbermascarenhas.com/

Um comentário:

  1. é, quem escreveu isso, andou lendo O Símbolo Perdido, de Dan Brown, que aliás é o meu livro favorito. essa parte "Imagine um grão de areia. Apesar de pequeno ele possui massa, logo exerce força de gravidade... Agora se pegarmos trilhões deles e deixarmos que atraiam uns aos outros para formar, digamos, a lua, a força de gravidade combinada deles será suficiente para mover oceanos inteiros e fazer subir e descer as marés por todo o nosso planeta. E se eu lhe dissesse que um pensamento é uma coisa de verdade, uma entidade mensurável, com uma massa mensurável? Minúscula, é claro, mas ainda assim uma massa. O que aconteceria se muitas pessoas começam a se concentrar no mesmo pensamento? " é exatamente o que katherine solomon, personagem ficticia do livro fala para sua assistente trish dunne.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda