Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Amigos da Umbanda!!! Saravá aos Pretos Velhos e Pretas Velhas!!!!!!!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Estudo: O Tridente dos Exús da Umbanda


Exu Maré, Trabalhador de Umbanda. Obrigado pela Proteção... Laroyê Sr Maré!
O tridente mais antigo que se tem registo é o Trishula, a arma principal de Shiva.Na tradição hindu Shiva é o destruidor e ao lado de Brahma e Vishnu formam a "sagrada trindade".
Agora... Shiva não é o deus do mal porque falei que ele é o destruidor, na verdade ele destrói o Ego, os defeitos pessoais que devem ser eliminados para nos desenvolvermos (esse mal-entendido é muito usado para falar mal das religiões alheias).
Como ele destrói estes defeitos?
Com a sua arma, o tridente... suas três pontas representam as três qualidades da matéria: tamas (a inércia), rajas (o movimento) e sattva (o equilí­brio). Eles também representam os três Nadis (Ida, Pingala e Sushumna) que correm ao lado da coluna e que são muito importantes no processo de circular a energia através dos chakras e pela Kundalini.
Entre várias outras referências, temos outra importante. 
- O tridente é também o cetro mitológico de Netuno, o senhor dos mares de acordo com a mitologia romana (equivalente ao deus Poseidon, na grega).
*Obs: perceber o uso de deuses de outras civilizações, as vezes em aspectos ou em sua totalidade. Algo que ocorreu ao longo do tempo por causa de guerras, fusões de culturas, etc.
Exemplos: Mitologia grega e romana, Jesus-Apolo-Dioní­sio e Hórus(Filho de Osí­ris), etc...
- Alguns já dizem que o Tridente, representava o poder dos Reis da Atlântida sobre suas 10 ilhas. Sete ilhas menores e três de grandes dimensões que, um dia, abrigaram a civilização atlante.
Fugindo um pouco do assunto...
- Platão foi o primeiro a falar da civilização perdida, em sua obra Crí­tias.
- Considerando a obra um pouco mais alegórica: as três ilhas maiores referem-se aos Três Poderes da Divindade Superior como a trindade Santa do cristãos, a Trimurti hindu. Os sete menores são os sete regentes que se submetem aquele que ocupa o Trono.
Não podemos esquecer que vários outros deuses, de várias outras religiões, também possuí­ram o tridente. Mas seu significado não deve sair muito do que foi dito acima.
Desde de que, é claro, estes atributos fossem dados ao deus "bonzinho" de cada religião.
Caso contrário, colocamos o Tridente (entre outras armas mágicas, caracterí­sticas e sí­mbolos) em uma imagem a qual devemos temer, odiar e colocar a culpa pelos nossos defeitos ou erros.
Coincidência ou não o tridente, sí­mbolo também do deus Netuno/Posseidon (o senhor das profundezas dos mares), aparenta um homem com os braços elevados, como quem busca a elevação, seja da terra para o céu ou das profundezas dos mares para a terra... diferente do Ank e da cruz que aparentam um homem de braços abertos como que em comunhão com o cosmos.
Talvez então o tridente poderia ser o sí­mbolo do homem que busca elevar-se e a cruz o símbolo do homem elevado...
Que viajem heim?!?! Mas até que faz sentido... e talvez tenha também sido por isso que a Igreja colocou como sí­mbolo do Diabo, pois ele queria ser superior a Deus, por isso, o sí­mbolo como tentando alcançar a elevação...
O Tridente também é o símbolo da Psicologia...
Estudar psicologia sem entender o significado profundo do seu símbolo representativo significa perder um elemento essencial para sua compreensão. Inicialmente, é importante lembrar que além de ser o símbolo é também uma das letras do alfabeto grego, correspondente ao fonema "psi" e ao número 17. Embora este seja o começo da explicação sobre seu significado, não podemos esquecer que a letra "psi" tem toda uma historia e está associada a realidades muitos profundas, expressadas a través da mitologia. A letra "psi" é o principal símbolo representativo de Deus Possêidon (ou Netuno em Latim).
Possêidon significa "senhor das águas", é o Deus das águas, mas principalmente, das águas subterrâneas e submarinas. De acordo com a Mitologia, após a vitória dos Deuses sobre os Titãs, o universo, foi dividido em três reinos, um para cada irmão: Possêidon obteve o domínio do mar. Zeus, a maior autoridade do Olimpo, ganhou domínio sobre o céu e a terra e Hades sobre os infernos e o mundo subterrâneo e vulcânico. Possêidon nem sempre foi muito dócil à superioridade e autoridade de seu irmão Zeus.
Possêidon percorria as ondas sobre uma carruagem tirada por seres monstruosos, meio cavalo meio serpente ou por cavalos. Seu cortejo era formado por peixes e delfins e criaturas marinhas de todas as espécies. Eram jogados touros vivos no mar como sacrifício ao Deus.
Possêidon Reina em seu império líquido, a maneira de um "Zeus marinho", tendo por cetro e arma o tridente , que dizem ser tão terrível quanto o raio.
Uma concepção mais antiga de Possêidon é o de "sacudidor da terra", o que corresponde a uma ação de baixo para cima, isto é, uma atividade exercida do seio da terra por uma divindade subterrânea. Quando a terra treme devido á força de Possêidon, tudo que está apoiado sobre a terra é destruído.
O tridente era usado por Possêidon como arma de guerra: quando ele o enfiava no coração do seu adversário ganhava poder sobre sua alma. Para demonstrar sua força, Possêidon golpeava a terra com seu tridente e fazia brotar um mar, ou, segundo outras versões, um cavalo. Em sua cólera, Possêidon usava seu tridente para inundar ou secar terras.
As três pontas do Tridente representam as três pulsões: Sexualidade, Auto conservação e Espiritualidade (Auto-realização) e, fonte de todos os desejos facilmente exaltados e da natureza imanente. A Sexualidade e a Auto conservação são forças indispensáveis para a vida, mas que também representam o perigo da perversão e a fraqueza essencial que pode possuir o homem.
Sobre o conceito de espiritualidade como pulsão, Leonardo Boff em seu livro "A Águia e a Galinha" menciona textualmente o seguinte: "A vida espiritual possui em nós o estatuto de uma energia originária. De um instinto com a mesma cidadania que o instinto sexual, o instinto de saber, o instinto de poder, o instinto de violar os tabus e o instinto de transcender". Note-se, não se trata de um instinto qualquer, um entre tantos. Mas de um instinto fundamental, articulador de todos os demais.
A Pulsão da Espiritualidade também pode ser comparada ao "Impulso para a auto-realização" defendido por Carl Rogers e os existencialistas e também a "necessidade de evolução" defendida por algumas teorias religiosas.
Ainda de acordo com conceito das 3 pontas do Tridente, da tríade de forças, como não lembrar da divisão Freudiana do sistema psíquico em: Inconsciente, Pré-consciente e Consciente (1ª tópica - Até 1914) e em: Ego, Id e Superego (2ª Tópica - Após 1914)?
A partir do mencionado, podemos concluir que o símbolo da psicologia é essencialmente o símbolo das forças do mundo inconsciente, que podem levar-nos à loucura e a morte ou até os estados mais perfeitos do equilíbrio psíquico... e finalmente cheguei aonde eu queria... O Tridente dos EXUS...
O tridente é um representação da energia tripolar que Exu e Pomba Gira vibram, energia essa positiva, negativa e neutra, que formam o desenho de um garfo de três dentes (ψ=tridente) que não é o garfo alusivo ao demônio ensinado pelos cristãos. Considerado o mensageiro dos Orixás, Exu vitaliza, desvitaliza ou neutraliza qualquer um dos sete sentidos dentro da lei cármica.
Podemos observar que em várias épocas e vários personagens históricos poderosos usavam e usam o tridente como uma arma a mais contra o mal, o inimigo etc. E porque com os nossos amigos Exus seria diferente... eles precisam dessas armas para poderem dominar os espíritos perdidos, revoltados, trevosos e dominá-los para o tratamento devido e ponto. O Tridente usado pelos Exus são imprescindíveis para que “Faça-se a Luz”, pois os nossos Amigos de todas as horas também estão a serviço de Deus e buscando a Luz da Evolução.
Salve Exu e Pomba Gira... Salve a nossa Umbanda querida!!!
Espero ter ajudado, qualquer opinião é só comentar.

exuepombagiranaumbanda.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda