Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Amigos da Umbanda!!! Saravá aos Pretos Velhos e Pretas Velhas!!!!!!!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Umbanda uma Religião Includente e Democrática

 

Como explicaríamos a nossa religião de uma forma simples e educativa?

 

Principalmente nós que somos tão seriamente perseguidos pelo preconceito e por equívocos de algumas correntes que nos confundem com feiticeiros e/ou praticantes de baixa magia?
 Inquestionavelmente, como todas as outras correntes religiosas, temos sim nosso lado místico e mágico e por isso despertamos tanta curiosidade entre os leigos. Somos fruto do mistério e desvendar os segredos da vida é a nossa meta. Quando falamos de vida após a morte, comunicação interdimensional e da linguagem dos espíritos essa busca se torna ainda mais instigante.

 

A Umbanda, a exemplo de todas as práticas religiosas de origem espiritualista se auto – explicam e se justificam inicialmente na fé do iniciado. Religião nenhuma acontece sem a FÉ, manifestada em gestos, atos e emoções. Infelizmente a todo instante tentam mensurar ou dimensionar a intensidade de um milagre, de uma graça, de uma interferência mediúnica... Ou seja, de que maneira uma manifestação divina repercute no mundo material. A ciência vem acompanhando esses fenômenos e nos dias atuais fica muito difícil questionar sua veracidade e seu alcance na sociedade. As casas de culto umbandista vem crescendo, a cada dia observamos um numero maior de iniciados e só nos falta a união e orgulho comuns a doutrinas estabelecidas no Brasil a mais tempo que nós. Temos um centenário de prática reconhecida e difundida a partir da manifestação do Caboclo das 7 Encruzilhadas, mas sabemos que nossa religião já existia. A Umbanda surgiu no canto escuro das senzalas, na fumaça do pajé, na ladainha das benzedeiras e viajou pelo país na garupa dos andarilhos, dos ciganos, dos místicos curadores e ganhou a simpatia de todos pela sua simplicidade e eficiência, pois a resposta para grande parte dos males do corpo e da alma começa e termina na emoção.

 

No coração de quem sente ou fez sentir.

Hoje observamos uma religião sem fronteiras, descobrindo e querendo ser descoberta. A busca espiritual de muitos seres humanos ainda é grande. Uma religião genuinamente brasileira, porém com fortes influências africanas traduzida no louvor aos Orixás, deuses africanos que trazem consigo as forças da natureza, representantes diretos da manifestação do criador na Terra. A Umbanda é uma religião intimamente ligada a natureza.

 

O uso responsável da terra e de seus recursos naturais representa grande diferença do verdadeiro Umbandista para outras práticas místicas que acabam poluindo, denegrindo e contribuindo para o aumento do preconceito. Não é mais admissível a destruição das florestas, a poluição urbana e a contaminação de rios e mares. Outras influências se destacam no culto umbandista como a presença católica trazidas das senzalas, resultado do processo colonizador e catequizador do branco, da cultura indígena do primeiro habitante das terras de Santa Cruz. Dessa mistura nasce e se consolida como a resposta democrática e includente da Umbanda, o poder do sincretismo religioso.

 

Não precisamos mais do sincretismo, é verdade.

 

Reconhecemos e entendemos até onde essa influência pode ser negativa e o quanto ela colabora para a confusão e má interpretação, principalmente dos mal intencionados.

 

Mas numa religião ancestral, onde a tradição dos mais antigos nos remete a nossa força, a nossa raiz, entendo ser esse o caminho da unificação, da inclusão e aceitação de uma única verdade.

 

Somos filhos de uma mesma criação. Oxalá está em nosso gongá de braços abertos, representando a figura de nosso mestre Jesus como irradiador da luz necessária que todos os Orixás Santos nos enviam quando da abertura desse grande portal espiritual na comunicação com nossos guias e mentores.
Salve nossos Caboclos de pena ou de couro que em suas matas ou paragens não desistiram de nossa terra, de nosso chão e lutaram contra a escravidão, além de contribuírem profundamente com sua cultura, com sua medicina e com sua magia.

 

Salve nossos Pretos Velhos, heróis da resistência, representantes da força ancestral e do amor divino.

 

Transcenderam no sofrimento e hoje são nossos mais fieis conselheiros. O verdadeiro Umbandista olha seu mais velho com amor e respeito, pois nele reside toda a força e sabedoria necessárias à construção de caminhos menos espinhosos nos dias de hoje.

 

Salve nossas crianças. Em cada um de nós mora uma criança, esperando seu amor e fé para que desperte e torne sua vida mais feliz. Façamos desabrochar em cada um de nós a criança que um dia se perdeu de nós, a partir das primeiras amarguras e sofrimentos da vida adulta. Para que uma vida amarga seja mais doce ofereça ao seu ibeiji o mel de um sorriso. O verdadeiro Umbandista respeita a criança e reconhece nela a manifestação mais sublime da divindade. Combater a violência infantil, o abandono e o abuso sexual de crianças e adolescentes é praticar a Umbanda em sua essência.

 

Salve nossos exus e pombas giras. Espíritos trabalhadores da Umbanda. Incansáveis na busca da verdade. Vencedores nas demandas da vida. Guerreiros em nossa defesa contra espíritos de baixa vibração. Em seu processo reencarnatório, a partir das lições e vivências da carne encontraram no trabalho espiritual de Umbanda uma forma de progredir, aprendendo e ensinando e principalmente servindo a essa poderosa corrente de Guardiões.Olhemos ao nosso semelhante com mais amor e menos julgamento.

 

Todos estamos aqui para aprender. No erro ou no acerto, somos todos resultado de nossas escolhas. Boas ou ruins, todos um dia seremos confrontados com o espelho de nossas verdades, virtudes e fraquezas. E dessa verdade nenhum de nós poderá se livrar.

 

Salve o médium de Umbanda. Vestido de branco, pés descalços, alma e coração abertos para o encontro espiritual. As vestes brancas o despem de toda a vaidade. Os pés descalços flutuam sobre o chão do terreiro. Ele é mais um nessa grande roda, porém é único em seu êxtase. Nessa hora nada é mais importante que viver a emoção de estar sob a irradiação de seus guias e mentores. É um trabalhador a serviço da caridade dos bons espíritos. Busque esse trabalhador com amor, respeito e admiração, pois sua missão é ligar o assistido a espiritualidade. Esteja pronto para interagir com esse instrumento usando de ética, humildade e amor. 

 

A Umbanda está em nós. Em nossa referência ancestral, em nossas informações genéticas. Somos filhos dessa terra, recebemos essa herança espiritual e nossa missão enquanto herdeiros é semear a Umbanda do Amanhã. Por nossos filhos, por nossos netos... pela paz na Terra aos homens de boa vontade.

 

Pai Alex d’Oxalá

Fraternidade Umbandista Aldeia Caboclo Pena Branca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda