Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Amigos da Umbanda!!! Saravá aos Pretos Velhos e Pretas Velhas!!!!!!!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

08 de Dezembro - Ora Ieiê Ô Mamãe Oxum (Dia de Nossa Senhora da Conceição)



Oração à Nossa Senhora da Conceição

"Virgem Santíssima, que fostes concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras: “Ave Maria, cheia de graça”; nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados e já que vos chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos."


Nossa Senhora da Imaculada Conceição é assim chamada por se tratar da Virgem Maria que, segundo a Bíblia, teria sido concebida sem pecados - Imaculada - pois já havia sido designada para ser a Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nossa Senhora da Conceição é uma das santas mais louvadas pelos brasileiros, tradição que nos foi deixada pelos portugueses, pois em Lisboa no ano de 1646, declarou el-rei D. João IV que tomava a Virgem Nossa Senhora da Conceição por padroeira do Reino de Portugal.

A própria padroeira do Brasil também é Nossa Senhora da Conceição (Aparecida), com sua data sendo comemorada no dia 12 de Outubro.
Na Umbanda, a Virgem da Conceição está ligada à figura do Orixá feminino Oxum.


"Eu vi  mamãe Oxum,
Na cachoeira,
Sentada na beira do rio,
Colhendo lírio, lírio, e,
Colhendo lírio, lírio, a,
Colhendo lírio,
Pra enfeitar nosso Congá"


“Mamãe Oxum chegou
Na gira dos orixás
Que traz das águas do rio
Sua mensagem de paz
Mamãe Oxum valei-me
Mamãe Oxum
Olhai por seus filhos da gira
Na fé do meu Pai Oxalá
Oi gira gira gira
Oi gira e torna a girar
Pra chamar povo de pemba
Da gira dos orixás”


No culto africano, Osun, Oshun, Ochun ou Oxum, na mitologia ioruba é um Orixá feminino. O seu nome deriva do rio Osun, que corre na região nigeriana de Ijexá e Ijebu.

Cultuada tanto a 12 de outubro, quanto 08 de dezembro, uma vez que sincretiza com Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

A energia do orixá Oxum é feminina, regente das águas doces. Essa energia é também direcionada para a fecundação e concepção. Oxum responde pela geração e criação do feto, enquanto Iemanjá responde pelo seu crescimento e educação. Essa energia geradora se traduz nos sentimentos de amor, fraternidade, união entre as pessoas.

Os falangeiros do Orixá Oxum quando se manifestam nos terreiros de Umbanda fazem movimentos suaves com os braços como que atraindo para si o sentimento das pessoas, renovando-os e transformando em sentimentos de união. Emitem longo choro, dando passes e reativando as energias positivas naqueles que necessitam dessa mudança e renovação.

Oxum distribui a energia de união através do movimento das águas doces, que serve como condutor magnético de suas ondas vibratórias, harmonizando as energias da natureza.

Características: Além da graça e beleza, são suavidade, gentileza, jovialidade e uma sensualidade intensa, mas discreta.
Sincretismo: É sincretizada com diversas santas católicas, entre as quais Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora Aparecida e a Virgem Maria.
Cor: Na Umbanda, o azul claro. Suas contas são feitas de cristal azul claro.
Oferendas: Velas, flores brancas e amarelas, perfumes, jóias, espelhos, champanhe.
Locais: Rios ou nascentes.
Saudação: Ora Ieiê o.
Dia da semana: Sábado.

                       (texto extraído da Apostila Genuína Umbanda, Vol II - Os Orixás)

Oraieiê ô, Mamãe Oxum, a Senhora que sempre está presente em minha vida, a Senhora que com a força das águas das suas cachoeiras e rios lava o mal de dentro de nós, Ô minha Mãe, abençoa os filhos seus, abençoa toda a Humanidade e derrama o bálsamo da sua energia sobre nossas vidas! Olhai por nós, Mamãe Oxum, Oraieiê ô!

Salve Minha Mãe Oxum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda