Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Amigos da Umbanda!!! Saravá aos Pretos Velhos e Pretas Velhas!!!!!!!

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Falar de Exu



Falar de Exu não é uma fácil tarefa, porém, inquirir, pesquisar, procurar sua origem e sua finalidade é o direito de quem quer aprender. Há uma nuvem cobrindo a distância do seu princípio até nossos dias. Nesta caminhada lenta da humanidade ganhastes muitas formas e fostes batizados com inúmeros nomes: no Jardim do Éden, eras uma serpente que introduziu o primeiro pecado no seio da humanidade; eras o agente mas não o mal, pois o livre arbítrio nos dá o direito de optar. De Adão e Eva proliferou a humanidade e, com ela, os seus deuses, seu medo e sua curiosidade.

Ah! meu irmão de longa caminhada...

Para Moisés você foi o cajado que apoiava o corpo nas fatídicas andanças, mas se necessário, você seria também a assustadora serpente. Para os fenícios, você foi Molock, espírito tenebroso, cujo interior era uma fornalha ardente onde os seus seguidores depositavam suas oferendas; para a Pérsia de Zoroastro, atendias pelo nome de Arimânio, espírito angustiado e vingador!...para o egípcio, você era Duet, uma guardião que castigava, que punia para, depois de punido, ser entregue para o Deus da Luz e Serenidade; você era a ligação entre o homem e a mente, a morada de Osíris que é o Deus do amor e da criação. No Egito, você também era Tifon ou Aprites; a China milenar te deu o nome de Digin; Ravana para o hindu; os escandinavos de chamavam Azalock. Em cada povo uma personalidade e uma vibração diferente. Para o nosso índio brasileiro, você atendia por vários nomes e várias atuações: Cairé é um fantasma que aparece na lua cheia para punir os maus; Catiti é outro, só visível na lua nova e atrapalha a pesca. Jurupari é o mau espírito que traz pesadelo; Curuganga oficia como assombração.

Até então, você com múltiplas funções e personalidades, não era mais que uma energia, uma força. Até 1984 anos atrás, você era visto e sincretizado como guerreiro, como um homem. Para o mau artista, uma grotesca obra.

O hebreu te deu novas formas e, na pia batismal, recebestes os nomes: diabo, demônio, Lúcifer. Pelo pincel do pintor ou o formão do escultor, na metamorfose dos interesses de uma religião que amedronta e não esclarece, te fizeram um monstro... Como monstro, você defendia com maior eficácia os interesses econômicos de seu criador. Causa-nos revolta vê-lo assim desfigurado!

A infâmia e o mau gosto do artista que te fez um agregado de homem e animal, com longos cornos e pés caprinos, é uma afronta ao próprio Criador!

Ah! meu amigo... A tua imagem hoje, nada mais é que o reflexo, a exteriorização de consciências mal forjadas.

São dois mil anos que o padre vem te projetando, programando o subconsciente da pobre humanidade. Ele afirmou que Exu era o diabo e assim se propagou, assim ficou... Nós só conhecíamos o catolicismo como religião dominante. O padre era sábio, o doutor, o mentor enfim... e ficaria assim se ao lado da religião não existisse a história.

O diabo é um rival de Deus, um anjo rebelde, Satanás e falsário que tentou Eva e perdeu Adão. Tentou Caim e promoveu o assassinato de A bel ; tentou Jesus, no monte e levou Judas à traição, Jesus não cedeu à sua tentação, prova eloqüente do direito de optar; respeito sagrado ao livre arbítrio do homem.

Forçam-nos a pensar que você é o executor porém, não é a causa nem efeito; é sim um elemento, uma vibração, que serve de acordo com a vontade do pedinte ou a licença do patrão. Será isso ou não?... Sabemos que o índio e o negro não conheciam um rival de Deus. Não há um concorrente das Leis Divinas!... um diabo, um Satanás... há sim, uma corte de seres inferiores que, por isso mesmo, estão a serviço de seres superiores, aos quais obedecem e servem sem contestar.
Na magia do negro, Exu é um Deva, um Orixá... é um mensageiro, o guarda, o policial, o moço de recado que vive na rua, orientando, servindo de intermediário entre o Orixá e o homem.

Entendemos que o diabo nos ludibriou!...

O negro não sabia que era o diabo, sabê-lo-ia o bugre dispondo de uma mitologia inferior?... Não tinham uma noção semelhante. O bugre conhecia o Caissoré, Curupira, Curuganga, Anhangá, entidades que se tornam pesadelos, que dão maus sonhos e que estorvam a pesca e a caça, contudo, o homem pode amansá-los, dando-lhes pequenas oferendas. Quem ameaçaria o diabo?... Este pretenso rei será tão porco, tão mesquinho que se venda por alguns bicos de vela? Será isso um rival de Deus?... Um diabo, um Satanás?...

O bugre e o negro não conheciam esta figura hebraica, pregada e propagada aos quatro cantos do mundo pelos padres e seus discípulos.

O negro não servia a interesses financeiros; perante Deus não existe rival. ELE é a Criação, o Princípio e o Fim! Para cada elemento ELE criou uma força dominante, um encarregado, um guardião, um Orixá que rege o plano Cósmico mas, criou também, o intermediário, o EXU, o Deva, o Orixá Menor, que atua em harmonia com seu gerente ou seja, o Orixá.

Lá no alto está a Energia Cósmica, Oxalá, Iemanjá, Ogum, Oxóssi e outros; no plano intermediário, Exu-Tameta, Exu da Rua, Exu-Odé, da encruzilhada, Exu-Adé, do chão, Exu-Ibanan, dos montes, Exu-Itatá, das pedras, Exu-Ibê, do terreiro, Exu-Gelu, das estradas longas, Exu-Baru, do escuro, Exu-Bara, este, puramente africano.


Senhores, a minha dissertação talvez não seja erudita... tão inteligente... porém, é honesta e eu afirmo: aquele grupo de demônios avermelhados, guampudos, com pés caprinos e barbas em pontas, olhos saltados, dentre agressivos... não é EXÚ!

Aquilo é uma concepção primária, falsa, mórbida, velhaca, indecente, ridícula!... É uma agressão à nossa inteligência; uma infâmia, um disparate, uma ofensa ao Divino Criador! Não podemos aceitar essa assimilação!

Este demônio hebreu não é o Plutão do grego, não é o Tifon do egípcio, não é o Arimam do babilônio, não é o Digin do chinês, não é o Ravana do hindu, não é o Bará do negro, não é o Caissoré do bugre.

Este demônio bestificado não faz parte deste Panteon!

Por Deus, não é nada disso!...só pode ser fruto do interesse econômico de escritores mal informados, sem decência ou respeito pelo belo.

Aqui dou meus aplausos àqueles escritores que tiveram a honradez de procurar um novo sincretismo, tentando introduzir uma imagem condizente com o altruístico trabalho desses incansáveis irmãos EXUS.

Por Pai de Santo Andir de Souza



5 comentários:

  1. EXCELENTES estas matérias,sinceros parabéns!!!! Jamais me canso de afirmar,por escrito e verbalmente: A Umbanda é algo maravilhoso,luminosa e numinosa,merecendo-nos todo o respeito,bem como todo o apreço devemos direcionar para todos os Seres nela atuantes,sob a égide da Lei,da Ordem e da Justiça divinais. Impende,porém,que haja,sim,e fortemente,TRAVAS PARA AS TREVAS,no sentido de a Umbanda Sagrada conseguir,por assim dizer,libertar-se de maus médiuns,de feiticeiros,bruxos espurcos,que não apenas praticam abomináveis sortilégios,bem como- absurdo dos absurdos!!! - formulam ameaças, em nome,santo Deus.... dos Sagrados Orixás,infinitamente acima,tais Regentes Kósmicos,de todas as mazelas terrenas..... Tudo bem,sei que há Orixás diferenciados,menores,incorporantes,mas vejam bem,somente o fato de evocar-se uma Força Regente de tal magnitude para atacar,amedrontar,intimidar,sugestionar um ou outro desafeto, isto é,por parte de quem quer que o faça,uma temeridade,uma forma de atrevimento que NÃO PASSARÁ IMPUNE,sim,perante os REAIS Orixás,perante a varredura saneadora da Lei e da Justiça,divinais e perfeitas,absolutas,acima de todo mental ou emocional humanos.É por essas e por umas e outras que,lamentavelmente,nossa amada e pura Umbanda acaba sendo criticada - repito,insisto,até a exaustão,além da exaustão,pois não me canso de orientar e de alertar - SEJA A UMBANDA SAGRADA,KÓSMICA,DIVINA E PURA LIBERTADA DE TODA FORMA NEFANDA,ABOMINÁVEL DE NEGATIVIDADE,PROMOVIDA PELO EGO INFERIOR RAIVOSO,NERVOSO,VINGATIVO - UMBANDA É LUZ,É PODER,É POTÊNCIA EM NÍVEL DE RELIGIOSIDADE PURA,MULTIDIMENSIONAL EM ALCANCE,KÓSMICA EM SENTIDO. O que a isto se opõe,simplesmente merece nossa aversão,nosso desprezo,até não mais sequer poder manifestar-se.TRAVAS PARA AS TREVAS - o perdão é para quem MERECE - e que vença a Luz - inclusive,a Luz da poderosa Espada Flamífera Flamígera que eu,particularmente,sei empunhar - e para tanto tenho certa autoridade - por meio da palavra,que é a pá que lavra,no fértil terreno da Vida,para a colocação das sementes do Conhecimento,com advertência firme,impertérrita,altiva e ativa,se e quando necessário. FELIZ 2014,para todos nós,pessoas realmente de Bem,empenhadas no Bem,com equilíbrio emocional e grande capacidade realizacional.TRIUNFO E SUCESSO REAIS,VERDADEIROS,ETERNOS.... PARA QUEM MERECE!!!

    ResponderExcluir
  2. ESCLARECIMENTOS COMPLEMENTARES - quanto ao comentário que coloquei acima,e quanto a TUDO que escrevo - aqui na web,a palavra espalha-se em bits e bytes à velocidade óptica - e deve ser sempre bem apresentada e bem entendida.NADA do que escrevo é voltado a quem quer que seja em particular - sim,meu estilo literário sói ser erudito,brilhante,graças a Deus - e quando é necessário,faz-se também muito,muito forte,impactante. O IMPACTANTE É IMPORTANTE,QUANDO SE TRADA DE OFERECER-SE ALERTAS POR ESCRITO,ok? Em momento algum escrevo,pensando em uma ou outra pessoa,ou grupo - faço por abranger,em todos os meus comentários,situações diversas,e caso uma ou outra pessoa eventualmente perceba que tal ou qual comentário meu " tem a ver " com tal ou qual indivíduo,favor refletir,analisar com calma,assimilar ensinamentos,não é necessário qualquer irritação,aliás,sempre improdutiva e negativa para quem a tem - jamais é de bom tom qualquer ofensa à minha ( impávida e irreprochável) honra pessoal,estamos debatendo ideias,opiniões,não é para atacarmos pessoas,não há sentido nisso. A pedidos,esclareço: no comentário postado por mim acima,por " abomináveis sortilégios" quis dizer todo e qualquer tipo de magia suja - magia cinza ou negra,mesmo - visando atacar,enfraquecer ou sugestionar negativamente algum eventual desafeto - oras,consideremos que,a bem da verdade,o que move um feiticeiro desse tipo é sempre o emocional negativo e nugativo - agora,vamos entender o seguinte: a ação perfeita da Lei e da Justiça divinas JAMAIS se verifica conforme o desejo vingativo de uns contra os outros - é fato,cada um recebe conforme seu pessoal e inalienável MERECIMENTO - só que as opiniões e as atitudes negativas de uns contra os outros NADA SÃO perante a perfeição suprema,impessoal e suprapessoal da Lei e da Justiça divinas - Lei e Justiça estas dAs Quais os Sagrados Orixás são REPRESENTANTES,VETORES,OPERADORES E REGENTES A MERECER-NOS TOTAL RESPEITO. Demais a mais,os que costumam tentar atingir eventuais desafetos por meio de qualquer tipo de magia astralina ominosa e tenebrosa,eis que,em verdade,trabalham,MUITO MAIS POR SUGESTIONAMENTO NEGATIVO do que por PODER REAL VERDADEIRO - encarnados ou habitantes do astral inferior,esses " agentes do mal " fecham-se,em geral,num tipo de pernicioso monoideismo vingativo,agindo como um dos polos do circuito de retorno,isto é,do circuito de REVERSÃO ANTANAGÓGICA - o feitiço virando-se contra o feiticeiro - sendo o outro polo,a estrutura protetora do alvo visado - proteção esta que pode ser FORTÍSSIMA,na razão direta do empenho e do merecimento do eventual alvo colimado.É sempre contraproducente tentar atacar,por sortilégios e baixas magias,quem se escuda na Razão,na Lógica superiores e no merecimento MORAL EVOLUTIVO para ter total proteção.Dessas considerações,eis que advém o que disse no outro comentário,já lido,e me pediram explicações,a saber, " ..... simplesmente merece nossa aversão,nosso desprezo,até não mais sequer poder manifestar-se" - aqui,eu quis dizer que as sombras,as trevas acabam por exaurir-se,fechadas no monoideísmo de si mesmas,acabando por caírem,inermes,estáticas,vencidas pelo próprio desgaste. Exercitemos transcender,transcodificar o emocional terreno,busquemos o Mental,o Causal espiritual puro,eterno. 4096 caracteres não bastam,para tanto que tenho a escrever,ensinar,transmitir - novas atividades aguardam-me,em comunicações.Evolução para todos nós! SALVE OS IMPÉRIOS DA LUZ!!

    ResponderExcluir
  3. correção - cometi uma falha ao digitar,pois,ocupadíssima que sou,o faço em alta velocidade - e,humanos que todos somos,podemos errar,pois não? - pois muito bem,permitam-me corrigir - no texto acima,a frase correta é ; " o impactante é importante quando se traTa - e não trada,obviamente,isso foi erro de digitação,digito " voando" rsrsrsrs - AMO ser capaz de escrever o que e como escrevo,falar,orientar,alertar - meu alerta seriíssimo,intitulado TRAVAS PARA AS TREVAS está fazendo um imenso sucesso,estou imensamente feliz com o que sou capaz de realizar,se e quando preciso,com têmpera forte,mavórtica,mas jamais resvalando no desequilíbrio ou na sintonia com as trevas e sombras,sob cujo guante,lamentavelmente,muitos médiuns desajustados estão,iludidos com fantasias de grandeza e poderio falsos - bem,um dia,tudo isso será saneado,pois a Umbanda,enquanto SACERDÓCIO KÓSMICO E MULTIDIMENSIONAL,é elevada demais,bela demais,pura demais,para comportar negatividades por muito mais tempo,a verdade é esta. E... bem,a Evolução é para todos.João Paulo,continue postando seus textos,tão esclarecedores quanto admiráveis.Muitos os leem,bem como tudo o que escrevo - É MARAVILHOSO PODER ENSINAR,ALERTAR,ORIENTAR,ESCLARECER!!!! Até sempre!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda