As flores expressam a harmonia divina e proporcionam paz e serenidade mental aos que sabem aprecia-las.
A arte dos arranjos florais, estimula a criatividade e proporciona a paz interior, e a Umbanda como síntese, vela pela preservação da tradição dessa arte sublime.
A magia com flores é milenar e se preservou na arte do Ikebana que, até o final do século 19 era uma prática restrita apenas aos homens.
Assim como as flores, as ervas também são de fundamental importância para a restituição e a reconstituição do equilíbrio nos médiuns de Umbanda pois, a natureza preserva a harmonia divina e os elementos naturais carreiam o Axé ( força ) da natureza.
as importantes correlações referentes aos sete Orixás, inclusive as essências que podem ser adquiridas em casas especializadas na comercialização de materiais para formulação de perfumes. Essas essências podem ser utilizadas na forma de banhos para restabelecimento do equilíbrio psico-aurânico bem como para a conservação do mesmo. No banho de essência utilizamos apenas três gotas para um litro de água pois, o excesso pode ser prejudicial, e no primeiro mês de uso fazemos o banho somente uma vez por quinzena e posteriormente uma vez por semana. Esse banho deve passar por todo o corpo, e para isso deve ser despejado por cima da cabeça ( ori ) passando por todo o corpo, após o banho normal de higienização.
O banho de ervas não deve ser usado a qualquer momento e se presta mais a desimpregnações e fixações mediúnicas e não deve ser despejado sobre a cabeça mas, sim a partir dos ombros. E para quem queira se banhar com as ervas, deve seguir a uma série de observações importantes principalmente na origem e no que tange a colheita das ervas que, deve ser executada em uma lua positiva ( nova ou crescente) pois, nessa época a seiva da planta se localiza nas folhas e na quinzena lunar negativa ( cheia e minguante ), a seiva se encontra próxima a raiz, ficando as ervas portanto, energeticamente defasadas .
Esse banho deve ser feito por infusão, ou seja, fervemos a água, a retiramos do fogo, colocamos as ervas e esperamos até que a mistura esfrie o suficiente para aplicá-la no corpo após o banho normal de higienização. Outra orientação é que se coloque um pedaço de carvão sob cada pé no momento do banho que deve ser despejado no corpo, no sentido do pescoço para baixo, ou seja, não deve ser despejado na cabeça. E basicamente é muito positivo utilizar nesse banho apenas uma erva da vibração de Oxalá ou uma erva da vibração original ( relacionada ao signo ) do médium que usará o banho.
As entidades de Umbanda, também utilizam a energia vegetal na forma de defumação, a fim de amortizar energias de choque oriundas do baixo astral e no intuito de aproveitar o equilíbrio natural dos vegetais para re-harmonizar nosso organismo por meio da absorção, via respiração, da energia emitida por essa aroma-terapia que é decodificada por nosso organismo por meio do rinoencéfalo.
Para melhor projeção das energias provenientes da defumação, a mesma deve ser feita em um turíbulo de barro e deve obedecer a critérios específicos que qualificam e quantificam as ervas ou essências utilizadas para esse fim.
Uma defumação positiva utilizada para desagregar energias negativas pode ser composta de três porções de erva-doce, com uma porção de cravo e uma porção de canela. Para defumar pessoas o importante é que a fumaça seja inalada ou seja, não é necessário 'fulmigar" a pessoa com excessiva fumaça pois, uma emanação sutil que possa ser sentida pela respiração já produz efeitos notáveis.
A nível superior podemos utilizar o incenso puro na forma de pequenas pedras utilizadas no turíbulo ou mesmo de varetas especialmente preparadas que podem ser adquiridas no comércio. A fumaça do incenso assim como a do sândalo e de outros elementos, veicula pedidos superiores e eleva nosso tônus vibratório
Para defumarmos ambientes como casas ou estabelecimentos comerciais, devemos fazer a defumação dos fundos do estabelecimento para a entrada ou seja, direcionaremos os fluídos negativos para fora da casa em questão. E para potencializar esse processo podemos deixar uma cumbuca de água com sal atrás da porta de entrada que deve ser substituída semanalmente, e podemos utilizar certos pontos cantados ou mantras que possuem o poder de direcionar as energias da natureza aumentando a eficácia do trabalho magístico.
Com essa mesma filosofia, as entidades ditas como caboclos e Pais-velhos, fazem uso do fumo nas sessões de caridade dos terreiros de Umbanda.
Portanto, não é correta a exortação de leigos que atribuem que o uso do fumo em forma de charutos e cachimbos pelas entidades de Umbanda seja decorrente de uma pseudo-inferioridade ou um suposto vício que esses seres astralizados trazem de vidas anteriores.
Existe portanto, um véu entre a aparência e a essência da Umbanda que raras pessoas podem conceber e mais raras ainda são as pessoas que se desprendem dos aspectos místicos e míticos e adentram o nível cósmico da Umbanda e da vida.
Como disse Shakespeare: " Existem muito mais mistérios entre o céu e a terra do que suponhe nossa vã filosofia..."
As flores consagradas aos Orixás são:
lírio branco – Oxalá ;
rosa Branca – Yemanjá ;
crisantemo branco – Yori ( Ibeji );
cravo branco - Xangô ;
violeta – Yorimá ( Obaluaye ) ;
palmas vermelhas – Oxossi ;
cravos vermelhos – Ogum ;
Forneceremos a seguir as principias ervas relacionadas com cada uma sete legiões dos sete Orixás segundo a alta magia de Umbanda baseada na correspondência astro-vegetativa focada nos sete chefes de legião principais de cada vibração original ou Orixá segundo seus entrecruzamentos vibratórios:
Oxalá
Urubatão da Guia ------------------- Maracujá
Guaraci ------------------------------- Girassol
Guarani ------------------------------- Hortelã
Aymoré ------------------------------- Louro
Tupi ------------------------------- Arruda
Ubiratan ------------------------------- Jasmim
Ubirajara ------------------------------- Erva- cidreira
Ogum
Ogum de Lei -------------------------- Romã
Ogum Rompe-Mato ---------------- Samanbaia
Ogum Beira Mar ------------------------ Jurubeba
Ogum de Malé --------------------------- Cinco Folhas
Ogum Megê ------------------------------ Macaé
Ogum Yara ----------------------------- Losna
Ogum Matinata ------------------------- Tulipa
Oxossi
Arranca-toco -------------------------- Erva Doce
Cobra Coral ------------------------- Parreira-do-mato
Tupynambá ------------------------ Sabugueiro
Juremá ------------------------ Erva-doce
Pena Branca ------------------------- Malvaísmo
Arruda ----------------------- Malva-cheirosa
Araribóia ------------------------------ Dracena
Xangô
Xangô kaô ------------------------------ Limão
Xangô Pedra Preta ---------------- Goiaba
Xango 7 Cachoeiras ---------------- Erva-tostão
Xangô 7 Pedreiras -------------------- Abacate
Xangô Pedra Branca ----------------- Lírio da cachoeira
Xangô 7 Montanhas ---------------- Alecrim do mato
Xangô Agodô --------------- Fedegoso
Yorimá
Pai Guiné ------------------------------- Eucalipto
Pai Congo D´Aruanda ------------ Sete-sangrias
Pai Arruda ------------------------ Vassoura branca
Pai Tomé --------------------------- Alfavaca
Pai Benedito -------------------------- Trombeta
Pai Joaquim --------------------- Guiné-pipiu
Vovó Maria Conga ------------------- Tamarindo
Yori
Tupãnzinho ----------------------- Manjericão
Yariri ------------------------------ Verbena
Ori ------------------------------- Capim-limão
Yari ------------------------------- Melão-de-São Caetano
Damião ------------------------------- Morango
Doum ------------------------------- Amoreira
Cosme ------------------------------- Crisântemo
Yemanjá
Cabocla Yara ----------------------- Panacéia
Cabocla Estrela do Mar --------- Pariparoba
Cabocla do Mar ------------------- Picão-do-mato
Cabocla Indayá -------------------- Manacá
Cabocla Yansã ------------------ Folhas de violeta
Cabocla Nanã Burukum --------- Arruda fêma
Cabocla Oxum ------------------ Quitoco
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