Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Amigos da Umbanda!!! Saravá aos Pretos Velhos e Pretas Velhas!!!!!!!

domingo, 22 de agosto de 2010

Conhece o Dia da Caridade?

No Brasil, o dia 19 de julho tornou-se oficialmente o Dia da Caridade através da Lei nº 5.063, de 1966, por decreto do então presidente Humberto Castelo Branco. Ironicamente, em plena ditadura militar.

Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus? “Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.”
“Amai-vos uns aos outros”. Este é o princípio da caridade, amar e ajudar ao próximo.

Há dois tipos de Caridade: a caridade material e a caridade moral.

A Caridade Material supre as necessidades imediatas do corpo físico, matando a fome, aquecendo o corpo do frio... Esta de certa maneira até que nos é fácil de cumprir, pois raras são as vezes que retiramos algo que realmente nos fará falta. De certo em quase todos os momentos, para praticar a caridade material, nos desfazemos daquilo que nos sobra ou ainda, que não nos mais é útil.

A Caridade Moral, esta já é um tanto mais complexa quando a caridade material. Pois que requer de nós a humildade, a paciência. A caridade moral está em saber estender a mão ao irmão ‘hoje’ necessitado, mas sem fazer com que este sinta o peso desta doação nas costas, sem que este que já se encontra em situação dura e de provação sofra mais, pela tua falta de compaixão no coração. Sendo que a caridade moral não deva ser empecilho para a prática conjunta com a caridade material; permitis que ao estenderes as mãos para atender às necessidades materiais de um irmão em sofrimento saia também pela tua boca, palavras de carinho, de amor e que estas venham do fundo de tua alma envoltas nos mais sublimes sentimentos de ternura advindos do Criador.

Fazendo assim, permitimos que um irmão sofra menos, sinta-se confortado e mais confiante em sua jornada. Mas também fazendo com que nós mesmos aprendamos a lição do amor.

O ensinamento e a prática da caridade iniciam-se no lar. Com aqueles que mais próximos de nós encontram-se.

A caridade não constitui-se em um ato grandioso, o simples sentar e ouvir um irmão nosso já é grande ato. Faça a diferença na vida de alguém que precisa.Se não tiveres algum alimento para doar, doe seu tempo, seu amor, seu carinho, isso fará muita gente feliz. Tem pessoas que sua carência é somente de um sorriso, um bom dia ao passar na rua, um obrigado, isso não lhe custará nada mas saiba que quem receber este gesto seu receberá como se fosse ouro.

Está provado que o indivíduo que exerce um trabalho voluntário vive mais e é muito mais feliz. Perto de você, há sempre uma pessoa, uma família ou uma entidade precisando do seu trabalho, da sua ajuda e do seu amor!

“A caridade é paciente e benigna...” – Paulo (I CORÍNTIOS, 13:4).

A máxima é Fé, Esperança e Caridade.

Salve a Todos os Irmão de Fé.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda