Já comentamos que a corrente astral de Umbanda é aberta a todos os
espíritos que queiram praticar a caridade, independentemente de suas origens
terrenas e de suas encarnações. Houve época em que dirigentes umbandistas não
aceitavam ciganos em seus trabalhos, mas a Umbanda acolhe em suas linhas de
trabalho todos os filhos de Deus que queiram praticar a caridade.
Tamanha foi a simpatia do povo umbandista pelas entidades ciganas e
grande foi a seriedade do seu trabalho, orientando com sabedoria, ensinando a
beleza da criação e a alegria de viver, que foi criada uma “Linha” de ação
específica para eles, com sua própria hierarquia, magia e ensinamentos.
Filhos do Vento – O Arquétipo da Liberdade
Uma característica marcante do povo cigano é a
liberdade, em relação às nacionalidades, aos padrões sociais e aos preconceitos
que escravizam. Os ciganos são poeticamente denominados “Filhos do Vento”, por
sua liberdade, fluida mobilidade e errância, sempre ao sabor do vento,
percorrendo os quatro cantos do mundo em sua mágica trajetória. Profundos
conhecedores dos caminhos, em sua saga milenar vêm recolhendo conhecimentos
iniciáticos de todas as culturas e tradições.
Outra característica marcante é o seu conhecimento magístico e curandeiro, principalmente nos campos da saúde e do amor. É lendária a vidência de seus magos e sacerdotisas, que utilizam o elemento espelho, para refletir o Tempo, a memória ancestral, os conhecimentos, a arte da cura e dom da vidência. Por meio das cartas ou outros suportes materiais como bolas de cristal, estralas do mar e simples copos de água, o futuro, o presente e o passado desdobram-se no vórtex temporal de suas visões.
Outra característica marcante é o seu conhecimento magístico e curandeiro, principalmente nos campos da saúde e do amor. É lendária a vidência de seus magos e sacerdotisas, que utilizam o elemento espelho, para refletir o Tempo, a memória ancestral, os conhecimentos, a arte da cura e dom da vidência. Por meio das cartas ou outros suportes materiais como bolas de cristal, estralas do mar e simples copos de água, o futuro, o presente e o passado desdobram-se no vórtex temporal de suas visões.
Os Ciganos na Umbanda
Os primeiros ciganos acolhidos no Brasil no século XVI, enviados de
Portugal como degredados, em 1574, para aqui trabalharem como ferreiros e
ferramenteiros. Só vieram como autônomos a partir do século XIX, acompanhando o
séqüito de D. João VI.
Na Umbanda, a presença de ciganos tem sido cada vez mais constante e, em
muitos terreiros, eles próprios já pedem para que seus médiuns trabalhem com a
roupa branca e tenham apenas os seus elementos magísticos, como lenços,
baralhos, espelhos, adagas, anéis e outros. Nos déias de suas festas, podem ser
utilizados os violinos, a cítara, a viola, os pandeiros e outros instrumentos
característicos. A saudação a eles é: Salve os Ciganos!
Na Linha dos Ciganos encontramos espíritos que tiveram encarnações como
ciganos e também espíritos que foram atraídos para essa linha por afinidade com
a magia cigana. Por isso, os ciganos na Umbanda não têm obrigatoriamente que
falar espanhol ou romanês, ler cartas ou fazer advinhações. Há os espíritos
ciganos que fazem isso porque já o faziam quando encarnados e outros não.
O “povo” cigano tem suas cerimônias próprias e tem seus rituais
coletivos adaptados à Umbanda e suas sessões são muito apreciadas e muito
concorridas, pois seus trabalhos estão voltados para as necessidades mais
terrenas dos consulentes.
É uma linha espiritual em franca expansão e temos até linhas de esquerda “ciganas”, tais como a do Senhor Exu Cigano e da Senhora Pomba-Gira Cigana, muito procurados pelos consulentes quando se manifestam nas sessões de trabalhos espirituais.” (Saraceni, Rubens – Umbanda Sagrada – Madras Ed.)
É uma linha espiritual em franca expansão e temos até linhas de esquerda “ciganas”, tais como a do Senhor Exu Cigano e da Senhora Pomba-Gira Cigana, muito procurados pelos consulentes quando se manifestam nas sessões de trabalhos espirituais.” (Saraceni, Rubens – Umbanda Sagrada – Madras Ed.)
É uma linha espiritual especial, cujas entidades trabalham na irradiação
dos diversos orixás, mas louvam sua padroeira, Santa Sara Kali-yê. Seus
trabalhos também podem ser sustentados por Pai Ogum – orixá do ar , ordenador
dos caminhos – e por mãe Egunitá – o fogo purificador – pois os ciganos sempre
estão ao redor de suas fogueiras.
Na Umbanda, atuam como guias espirituais, de maneira extremamente
respeitosa e sempre procuram mostrar o caráter fraterno do povo cigano, seu
respeito com o alimento e a capacidade de repartir o pão. Aceitam o ritual
umbandista, como meio evolucionista, e retribuem com suas ricas orientações e
com a alegria de seus cantos e de suas danças.
Escrito por Mãe Lurdes de Campos Vieira
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