Muitas interpretações equivocadas vem causando confusões em relação ao significado real dessas duas palavras: EGUNS e QUIUMBAS. Por isso, nada melhor do que a informação para lidarmos melhor com algumas perturbações que podem ocorrer ao longo de nossas vidas, vindas do mundo dos espíritos. Vamos lá!
Todo quiumba é um Egum, mas nem todo Egum é um quiumba!
Eguns nada mais são do que os espíritos que já desencarnaram e os quiumbas são exatamente a mesma coisa. Porém há entre eles uma importante e significativa diferença: o nível de evolução espiritual.
Quiumbas são eguns ainda muito rudes e atrasados na escala da evolução espiritual, são considerados negativos, e por vezes, se fazem passar por Entidades de Umbanda, normalmente os Exus, trazendo um ponto de vista muito negativo e inverídico para a Linha dos Exus Guardiões da Umbanda. Esses quiumbas mistificam, deturpam e denigrem a atuação importantíssima dos Exus Guardiões da Lei na Egrégora de Umbanda.
Entre as Entidades, Guias e Protetores poderá variar um pouco o grau de evolução entre cada um deles, podendo haver sempre um que esteja um pouco acima. Mas, com certeza, estas Entidades, Caboclos, Pretos Velhos, Crianças e Exus, já chegaram a um nível de evolução tal que os credenciam a trabalhar dentro da Egrégora de Umbanda, procurando humildemente ajudar e colaborar com as Entidades de níveis espirituais mais elevados, no sentido de auxiliar aos filhos que os procuram, nos momentos em que seus conhecimentos, permissão ou capacidade são importantes para a ajuda no caminho da evolução espiritual durante as reencarnações.
O que acontece com os recém desencarnados, ou seja, eguns é a confusão natural da sua nova condição associada a uma vontade, ás vezes, bem intencionada de ajuda aos que ficaram, por isso, normalmente nas consultas das Sessões ouvimos esses avisos:
” – Você está com o encosto de um egum muito perigoso!”
” – Você precisa fazer uma obrigação para despachar este egum que está complicando sua vida!”
Isso realmente pode acontecer, porque como já dissemos, egum é todo espírito desencarnado que, por ignorância em relação à sua nova situação em que o espírito desencarnado (egum) se encontra, ele fica muito próximo, principalmente de seus entes mais queridos quando em vida e isso acaba tumultuando a vida dos parentes e amigos, principalmente pela interferência provocada pela diferença de padrão vibratório de suas energias. Este egum (espírito desencarnado) precisa certamente ser esclarecido e afastado daquela situação, sendo encaminhado pelos bons espíritos aos locais de tratamento e aprendizado.
É necessário que os níveis de vida mantenham suas independências: o encarnado e o desencarnado, evitando influências onde, na maioria das vezes, mais atrapalham do que ajudam devido ao não preparo que a maioria dos espíritos desencarnados apresentam. Somente após um aprendizado efetivo dos Mestres de Luz e com a devida autorização superior, aí sim podem de forma positiva e benéfica atuar a favor dos espíritos encarnados.
Saravá Fraterno!
Muito esclarecedor irmão. Obrigado pelo texto. Axé
ResponderExcluirRealmente,este texto é,também,muito,muito esclarecedor,percebo afetuosidade,boas intenções,até mesmo ternura e apreço em quem vem preparando estas matérias,tão elucidativas. Umbanda - e sua egrégora luminosa numinosa é Amor,Paz,Luz,exercício de congraçamento e fraternidade,ela é o que o maravilhoso Hino existente afirma e preconiza,em tão bela canção,quão bela é a melodiosidade das Altas Esferas,apoiando nossa evolução nesta dimensão mais densa,ainda cheia de negatividades e incoerências - porém,justamente em nome de um Ideal evolutivo superior,tudo que tiver que ser purificado,sê-lo-á,a serviço do conhecimento da Verdade,da Luz. Oremos,vibremos,atuemos,no sentido,também,de que a Umbanda Sagrada,enquanto sacerdócio puro,luminoso,numinoso,possa ter apenas bons exemplos,como pessoas praticantes do Bem,até porque,os Sagrados Orixás estão infinitamente acima e além de nossas falhas terrenas,e os Guias,Mentores e Guardiães visam,sempre,orientar-nos,proteger-nos,pelo nosso Bem,pela nossa evolução consciencial.Tenhamos sempre isso em mente. Boas festas,um 2014 repleto de LUZ E FELICIDADE para todos nós,verdadeiros obreiros do Bem!!!
ResponderExcluirGostei do artigo! Muito bom!
ResponderExcluir