É uma religião, milenar em seus fundamentos, que são os mesmos que presidiam o reencontro com Deus desde o inicio da raça humana no planeta, é cósmica, porque esses fundamentos são baseados nos 4 pilares do conhecimento humano que são: a filosofia, a ciência, a arte e a religião.
Filosofia + Ciências = Sabedoria
Arte + Religião = Amor
Sabedoria + Amor = Lei de Deus
Tudo isso unido é a Umbanda que traz uma compreensão maior do próprio homem, e o papel de cada um no universo cósmico.
É evolutiva, pois dentro dela ha variações entre os templos, obedecendo às necessidades dos que a procuram, há diferenças também em seus rituais, pois as pessoas vão evoluindo e adquirindo valores espirituais superiores e com isso os rituais vão gradativamente se tornando mais sutis.
É brasileira, pois o AUMBHANDAN foi revelado no inicio da humanidade onde hoje é conhecido como Planalto Central Brasileiro. A Umbanda foi trazida do Astral pra Terra, terras brasileiras, pelo nosso querido e amado Caboclo das Sete Encruzilhadas.
A Umbanda é CRISTÃ, e tem Jesus Cristo (Pai Oxalá) como o supremo regente do planeta Terra, é cristã, mas Não é Católica, apesar de alguns terreiros utilizarem imagens de Santos Católicos relacionada com os Orixás apenas na tentativa de dar forma para as pessoas que tem dificuldades de imaginar um ser espiritual sem a forma humana.
Material retirado do livro: CULTURA UMBANDÍSTICA- Ed. Ícone 1994 - Brasão de Freitas / Roger T. Soares / William C. Oliveira.
SOMOS UMBANDISTAS
A importância da divulgação e o reconhecimento da Umbanda, não responsabilidade de um e sim de todos, pois todos nós (dirigentes, filhos de fé ou simpatizantes) podemos e devemos contribuir com uma parcela, por menor que seja!... Como?
Simples... nos dizendo umbandistas, não só com palavras, e sim exemplificando com atitudes, através da conduta moral, da integridade, com a consciência que somos representantes da Nossa querida Umbanda. Alguns podem falar que isso é querer dar "a cara a tapa", e vejo de outra forma, acho que temos que mostrar “a cara” para não ser batida.
Afinal, quando nos perguntam qual nossa religião? O que respondemos? Alguns por medo do "preconceito" se dizem espíritas, espiritualistas, e etc... Não meus irmãos, somos UMBANDISTAS, não espíritas...
Afinal, quando nos perguntam qual nossa religião? O que respondemos? Alguns por medo do "preconceito" se dizem espíritas, espiritualistas, e etc... Não meus irmãos, somos UMBANDISTAS, não espíritas...
Como queremos respeito, se não queremos mostrar a Umbanda para que ela seja respeitada? (é no mínimo incoerente). E para isso não estamos sozinhos, contamos com o apoio e proteção das entidades espirituais. Somos veículos de caboclo, pai velho, criança e exu, o que nos dá muita satisfação e NUNCA VERGONHA !
Vamos pensar um pouco... chega de nos escondermos !
Aranauam... Saravá à todos !
Por Valdinês (Abatemy)
Nenhum comentário:
Postar um comentário