Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Amigos da Umbanda!!! Saravá aos Pretos Velhos e Pretas Velhas!!!!!!!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Oxum


Nessa cidade todo mundo é d’Oxum

Homem, menino, menina, mulher

Toda a cidade irradia magia

Presente na água doce

Presente na água salgada

E toda a cidade brilha

Seja tenente ou filho de pescador

Ou importante desembargador

Se der presente é tudo uma coisa só

A força que mora n’água

Não faz distinção de cor

E toda a cidade é d’Oxum

É d’Oxum

É d’Oxum

Eu vou navegar

Eu vou navegar nas ondas do mar

Eu vou navegar nas ondas do mar



Sou Como a Água
Nenhuma barreira poderá represar-me e impedir que me torne um oceano

Se barrarem minha passagem colocando grandes pedras no meu leito

Converter-me-ei em torrente, em cachoeira, e saltarei impetuosa

Se me fecharem todas as saídas, eu me infiltrarei no subsolo

Permanecerei oculta por algum tempo

Mas não tardarei a reaparecer

Em breve estarei jorrando através de fontes cristalinas

Para saciar a sede dos transeuntes

Se me impedirem também de penetrar no subsolo

Eu me transformarei em vapor

Formarei Nuvens e cobrirei o céu

E, chegando a hora, atrairei furacão, provocarei relâmpagos

Desabarei torrencialmente, inundarei e romperei quaisquer diques

E serei finalmente um grande oceano.

Massaharu Taniguchi
Fundador da Seicho-No-Ie

O que significam os termos Pai de Santo e Mãe de Santo?

domingo, 30 de outubro de 2011

O Silêncio é uma Prece?


Placa muito encontrada em vários terreiros, “O Silêncio é uma Prece”, leva muitos a uma reflexão sobre os minutos que antecedem uma gira, com base, principalmente, na concentração dos médiuns para facilitar a incorporação. Outro ponto relacionado à placa, são as rodinhas de fofocas, tanto entre os consulentes, quanto com os médiuns da casa.

Neste caso, silêncio é uma prece e evita fofocas.

Mas há ou não fundamento no silêncio?


1 - Sim, o silêncio é uma prece.

Lado Positivo:
- Como exposto acima, quanto mais silêncio tivermos, mais concentrados os médiuns ficam, normalmente fixam o foco nas coisas que devem fazer durante a gira, organizam e facilitam o acesso aos apetrechos e ferramentas de trabalhos dos guias;

- A vontade de falar com a pessoa ao lado sobre os dias anteriores a gira, sobre sua vida e de outras pessoas acaba sendo presa internamente, evitando fofocas no ambiente sagrado;

- O silêncio, quando bem aproveitado, funciona nas preces íntimas de cada um, ajudando no direcionamento dos problemas aos guias que já estão trabalhando no plano espiritual e na possível solução de cada um deles.

Lado Negativo:
- Pessoas hiperativas ou com problemas de concentração não conseguem ficar paradas por muito tempo, vão buscar outras coisas pra fazer e provavelmente irão provocar mais barulho arrumando suas coisas do que se estivessem conversando com alguém;

- Aquelas pessoas que já são organizadas, que chegam com as ferramentas de seus guias em ordem, ficarão entediadas com o passar do tempo e muito provavelmente começarão a chegar alguns minutos antes de começar a gira. Outras pessoas perceberão que, chegar em cima da hora, é melhor do que ficar parado “olhando para as paredes”, ou seja, o terreiro ficará praticamente vazio momentos antes do início do trabalho e, repentinamente, todos chegam juntos;

- Se não é permitido conversar dentro do terreiro as pessoas conversam do lado de fora, antes e ou depois da gira. O maior problema causador de barulhos, reclamado pela vizinhança de um terreiro, é o bate papo nas ruas, e não o som dos atabaques e da música.

2 - Não, o silêncio não é uma prece.
Lado Positivo:
- Se for permitida a conversa, num tom moderado, as pessoas permanecem dentro do terreiro e não causam transtornos à vizinhança;

- Os membros da corrente mediúnica conseguem arrumar suas coisas e a dos guias enquanto tiram dúvidas entre si, ajustando suas mentes com a gira que irá ocorrer;

- Todos os sons emitidos pelas pessoas, guias, atabaques e outros instrumentos, geram energias, e essas energias são utilizadas pelos guias para o trabalho, ou seja, até mesmo conversas geram energias que podem ser usadas pelos guias.

Lado Negativo:
- Mesmo pedindo moderação, as pessoas perdem a noção do nível e elevam a voz constantemente;

- Mesmo os membros da corrente mediúnica acabam gerando fofocas;

- As conversas geram energias, mas conversas mal intencionadas geram energias negativas, o que acarreta trabalho extra para os guias para processar essa energia.

Optar pelo silêncio traz o benefício de a pessoa ter aquele momento só para ela e poder direcionar seus problemas para os guias.

Permitir a emissão sonora é benéfico para aumentar a geração de energias, facilitando o trabalho dos guias.

Não podemos afirmar que um ou outro modelo está certo, menos ainda visitar uma casa de fé e criticar a postura adotada, pois os pontos positivos e negativos valem para qualquer caso.

Acreditamos que a melhor maneira seja explicitar todos os motivos pela escolha de um ou outro modelo, para que cada um saiba pesar seus atos dentro do terreiro. Esses motivos devem ser constantemente lembrados a todos, incluindo assistência, para que não fuja a real intenção de ensinar, facilitar o trabalho dos guias e praticar a caridade.

Por: Newton C. Marcellino

Responsabilidade e Destino


"O Criador, que estabelece o bem de todos comolei para todas as criaturas, não cria Espírito algum para o exercício do mal.

A criatura, porém, na Terra ou fora da Terra,segundo o princípio de responsabilidade, ao transviar-se do bem, gera o mal porfecundação passageira de ignorância que ela mesma, atendendo aos ditames daconsciência, extirpará do próprio caminho, em tantas existências de abençoadareparação, quantas se fizerem indispensáveis.

É assim que o Supremo Senhor nos cede os donsinefáveis da vida, como sejam as bençãos do corpo e da alma e os tesouros doamor e da inteligência.

Do uso feliz ou infeliz de semelhantes talentos,resultam para nós vitória ou derrota, felicidade ou infortúnio, saúde oumoléstia, harmonia ou desequilíbrio, avanço ou retardamento nos caminhos daevolução.

Examina, pois, a ti mesmo e encontrarás a extensãoe a natureza de tua dívida, pela prova que te procura ou pela tentação quepadeces, porque o bem verte, puro, de Deus, enquanto que o mal é obra que nospertence - transitório fantasma de rebeldia e ilusão que criamos, ante as leisdo destino, por conta própria."
Autor:Emmanuel
Livro:Religião dos Espíritos
Psicografia:Chico Xavier

sábado, 29 de outubro de 2011

Os Minutos de Deus...


Se é imperioso reconhecer a nossa obrigação de dar a César o que é de César, somos constrangidos a observar que a experiência material reclama excessivamente da criatura.

O homem, quando integrado em suas funções habituais, é convidado a obrigações mil cada dia.

Preocupações, ansiedades, exigências e ilusões obscurecem a visão da alma encarnada que, pouco a pouco, quase sempre, desce devagar ao abismo largo da tristeza e do desencanto, quando não dispõe dos recursos da fé.

Isso, contudo, acontece vulgarmente, porque raros são os homens que se lembram dos minutos de Deus, no círculo das horas.

Não nos esqueçamos de que o poder humano, seja qual for a sua origem, procede do Eterno Pai, e, se é justo pagar os tributos que nos competem na esfera densa, quando nos envolvemos nos fluidos carnais, ninguém está impedido de libertar-se, em espírito, a fim de procurar o Senhor e fruir-lhe a bondade infinita.

Inicia a tua obra de auto-libertação, concedendo alguns instantes ao Criador em suas criaturas e em suas edificações, cada dia, distribuindo algo de ti mesmo em amor, em generosidade, em paz, cooperação, bom ânimo e alegria e observarás que o espaço e o tempo do Senhor, em tua vida, crescerão gradativamente, exonerando-te de pesados impostos para com a experiência comum. Entrega a César o que a ele pertence, mas não olvides as obrigações que nos ligam ao alto, porque, assim, nos adiantaremos para as Celestes Moradias, confiando os nossos melhores sentimentos ao culto da fraternidade, com trabalho espontâneo a benefício dos nossos semelhantes, em toda parte.

Ninguém permanece inibido de cultivar a verdadeira felicidade, que somente floresce e frutifica no santuário do coração. Consagramos pois,a Deus,os minutos de bondade e harmonia que devemos improvisar em Seu Nome, em favor da comunidade, dentro da qual evoluímos na luta cotidiana, e o Senhor, em sua magnanimidade imensurável, nos entregará a Eternidade com libertação imperecível.

Emmanuel
Chico Xavier

A Assistência no Terreiro


A Assistência, ou seja, as pessoas que vêm até o Terreiro em busca de auxílio, são essenciais para a Umbanda, que é uma religião cravada no princípio de fazer a caridade. No entanto, a importância da Assistência não se restringe apenas na necessidade de se ter alguém a quem ajudar. A presença da Assistência é essencial para os trabalhos.

Inúmeros estudos psicografados relatam a importância do ectoplasma (energia vital dos encarnados) para o trabalho das Entidades. É com o ectoplasma dos médiuns e da assistência que os Guias da Umbanda conseguem destruir as formas plasmadas malignas no astral, tais como miasmas, larvas astrais e formas-pensamento de baixas vibrações. Caso o ectoplasma humano não fosse necessário,  as entidades  teriam condições de trabalhar somente no astral, não havendo a necessidade de virem até os templos de Umbanda. Assim, quando alguém vem de coração aberto participar de uma gira, não está apenas sendo ajudado. Está ajudando as Entidades a trabalharem.

E isso gera uma responsabilidade maior por parte da Assistência: para o bom andamento dos trabalhos, para uma boa liberação de ectoplasma e para não atraírem espíritos inferiores, torna-se essencial que cada um que venha a um terreiro de Umbanda tome algumas precauções básicas:

1. Evitar o consumo de álcool e de carnes vermelhas nos dias de gira.
O álcool é um poderoso aliado das forças negativas do astral. Ele aproxima o padrão vibratório de quem o utiliza com o padrão de entidades de baixa vibração, podendo até atrair entidades obsessoras e espíritos zombeteiros. A carne vermelha traz consigo uma energia “densa”, que atrapalha a concentração e dificulta os trabalhos.

2. Tomar banho de proteção. 
 Todos estão suscetíveis a captar energias negativas. O banho de proteção ajuda a bloqueá-las.

3. Acender vela ao anjo de guarda
Os dias de gira são momentos ideais para se criar uma maior e melhor conexão com seu anjo de guarda. Não desperdice essa oportunidade.

4. Tentar manter o padrão elevado de seus pensamentos e atos. 
 De nada adianta vir à Seara e rezar, cantar e fazer seus pedidos se na cabeça e no coração você traz pensamentos de ódio, vingança, ciúmes e demais sentimentos negativos.

5. Usar roupas claras durante as giras. A roupa clara auxilia na emanação de energias positivas, enquanto que ao usar roupas escuras durante as giras você poderá estar absorvendo a energia negativa dos outros.

Essas são medidas básicas, mas essenciais para que cada um possa auxiliar da melhor maneira os trabalhos das Entidades, bem como ser beneficiado com todo o axé que eles nos trazem de Aruanda.

Por: Erica Camarotto     

Pedido a Deus...


Senhor,

Se um dia eu estiver sufocado, preso, "cheio da vida“...

...com vontade de sumir, de morrer, insatisfeito comigo e com o mundo em torno de mim;

Pergunta-me, se eu quero trocar a luz pelas trevas;

Pergunta-me, se eu quero trocar a mesa posta, pelos restos que tantos vem buscar no lixo;

Pergunta-me, se eu quero trocar meus pés por uma cadeira de rodas;

Pergunta-me, se eu quero trocar minha voz, pelos gestos;

Pergunta-me se eu quero trocar o mundo dos sons pelo silêncio dos que nada ouvem;

Pergunta-me, se eu quero trocar o jornal que leio e depois jogo no lixo, pela miséria dos que vão buscá-lo para fazer dele seu cobertor;

Pergunta-me, se eu quero trocar minha saúde, pelas enfermidades de tanta gente;

Pergunta-me, até quando não reconhecerei as tuas bênçãos, a fim de fazer de minha vida um hino de louvor e gratidão e dizer, todos os dias, do fundo do meu coração:

OBRIGADO SENHOR, POR MAIS UM DIA!

Aos Anjos Guardiões e aos Espíritos Protetores


11 – Prefácio – Todos nós temos um Bom Espírito, ligado a nós desde o nascimento, que nos tomou sob a sua proteção. Cumpre junto a nós a missão de um pai junto ao filho: a de nos conduzir no caminho do bem e do progresso, através das provas da vida. Ele se sente feliz quando correspondemos à sua solicitude, e sofre quando nos vês sucumbir. Seu nome pouco importa, pois que ele pode não ter nenhum nome conhecido na Terra. Invocamo-lo, então, como o nosso Anjo Guardião, o nosso Bom Gênio. Podemos mesmo invocá-lo com o nome de um Espírito Superior, pelo qual sintamos uma simpatia especial.
           
Além do nosso Anjo guardião, que é sempre um Espírito Superior, temos os Espíritos Protetores, que, por serem menos elevados, não são menos bons e generosos. São Espíritos de parentes ou amigos, e algumas vezes de pessoas que nem sequer conhecemos na atual existência. Eles nos ajudam com os seus conselhos, e freqüentemente com a sua intervenção nos acontecimentos de nossa vida. Os Espíritos simpáticos são os que se ligam a nós por alguma semelhança de gostos e tendências. Podem ser bons ou maus, segundo a natureza das inclinações que os atraem para nós. Os Espíritos sedutores esforçam-se para nos desviar do caminho do bem, sugerindo-nos maus pensamentos. Aproveitam-se de todas as nossas fraquezas, como de outras tantas portas abertas, que lhes dão acesso à nossa alma. Há os que se agarram a nós como a uma presa, mas afastam-se quando reconhecem a sua impotência para lutar contra a nossa vontade.

Deus nos deu um guia principal e superior em nosso Anjo Guardião, e como guias secundários os nossos Espíritos Protetores e Familiares. É um erro, entretanto, supor que tenhamos forçosamente um mau gênio junto a nós, para contrabalançar as boas influências daqueles. Os maus Espíritos nos procuram voluntariamente, desde que achem possível dominar-nos, em razão da nossa fraqueza ou da nossa negligência em seguir as aspirações dos Bons Espíritos,e somos nós, portanto, que os atraímos. Disso resulta que não somos nunca privados da assistência dos Bons Espíritos, e que depende de nós o afastamento dos maus. Pelas suas imperfeições, sendo ele mesmo a causa dos sofrimentos que o atingem, o homem é quase sempre o seu próprio mau gênio. (Cap. V, nº 4). A prece aos Anjos Guardiães e aos Espíritos Protetores deve ter por fim solicitar a sua intervenção junto a Deus, pedir-lhes a força de que necessitamos para resistir às más sugestões, e a sua assistência para enfrentarmos as necessidades da vida.

12 – Prece – Espíritos sábios e benevolentes, mensageiros de Deus, cuja missão é assistir aos homens e conduzi-los pelo bom caminho, amparai-me nas provas desta vida; dai-me a força de sofrê-las sem lamentações; desviai de mim os maus pensamentos, e fazei que eu não dê acesso a nenhum dos maus Espíritos que tentariam induzir-me ao mal. Esclarecei a minha consciência sobre os meus próprios defeitos, e tirai-me dos olhos o véu do orgulho, que poderia impedir-me de percebê-los e de confessá-los a mim mesmo. Vós, sobretudo, meu Anjo Guardião, que velais mais particularmente por mim, e vós todos, Espíritos Protetores, que vos interessais por mim, fazei que eu me torne digno da vossa benevolência. Vós conheceis as minhas necessidades; que elas sejam satisfeitas segundo a vontade de Deus.

13 – Prece – Meu Deus, permiti que os Bons Espíritos que me assistem possam ajudar-me, quando me achar em dificuldades, e amparar-me nas minhas vacilações. Senhor, que eles me inspirem a fé, a esperança e a caridade, que sejam para mim um apoio, uma esperança e uma prova da Vossa misericórdia. Fazei, enfim, que eu neles encontre a força que me faltar nas provas da vida, e para resistir às sugestões do mal, a fé que salva e o amor que consola.

14 – Prece –  Espíritos amados, Anjos Guardiães, vós a quem Deus, na sua infinita misericórdia, permite velarem, pelos homens, sede o nosso amparo nas provas desta vida terrena. Dai-nos a força, a coragem e a resignação; inspirai-nos na senda do bem, detendo-nos no declive do mal; que vossa doce influência impregne as nossas almas; fazei que sintamos a presença, ao nosso lado, de um amigo devotado, que assista os nossos sofrimentos e participe das nossas alegrias. E vós, meu Anjo Bom, nunca me abandoneis. Necessito de toda a vossa proteção, para suportar com fé e amor as provas que Deus quiser enviar-me.

Fonte O Evangelho Segundo o Espiritismo

Por ALLAN KARDEC

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O Trabalho dos Guias (Anjos de Guarda)




Quando sentires da tristeza o véu
Cobrir-te a alma a soluçar de dor,
Tudo perdido, as esperanças mortas,
A vida escura sem nenhum calor...

Quando sentires, nessas noites longas,
Que a tua alma em sofrimento atroz
Perdeu o rumo, como perde o barco
Por entre a onda em vendaval feroz...

E na amargura em que tu te consomes
Ninguém te ajuda, nem um peito só;
E quando vires que os amigos falsos,
Inda te cobrem de mais lodo e pó...

É nesse instante que na escuridão
(Anjo celeste que enviou Jesus!)
Alguém o pranto que teus olhos vertem,
Aflito enxuga irradiando luz!,

Anjo da Guarda de bondade imensa,
Cuja missão é dirigir-te o passo,
Contigo sofre porque não o ouviste,
E te atiraste ao traiçoeiro laço!

Oh! Quantas vezes! Quantas vezes! Quantas!
Tu, fascinado com a ilusão do mundo,
Ouviste o Anjo segredar baixinho:
"Foge depressa, que o abismo é fundo!"

Cumpre este Anjo sob a Luz do Cristo
Missão sublime que lhe deu Maria:
A de velar-te - não importa a hora,
Seja de noite, madrugada ou dia!

Quantas virtudes seu trabalho exige
Para realizar-se em teu escuro mundo:
Dedicação, que nem as mães possuem!
A humildade e um amor profundo!

Nos manicômios, no asilo ou creches,
Nos hospitais ou nas prisões cruéis,
Todos que sofrem nunca estão sozinhos,
Nem mesmo as moças dos fatais bordéis!

Por que não tentas conversar com o Guia?
Ouvi-lo podes através da mente!
E Anjo da Guarda tem visão do Cosmos!
E vê além deste viver presente!

Assim fazendo, encurtarás as provas
Que se acumulam no passar do dia;
Adeus tristezas, sofrimento, tédio!
Ouve inda hoje a sábia voz do Guia!

Espírito Casemiro de Abreu
Psicografia de  Jorge Rizzini
Julho/2000

Pérolas do Astral


Todas as vozes de Aruanda vêem nos trazer mensagens de amor e fraternidade. Não importa o nome com que o espírito se apresenta, pois o mesmo espírito que em algumas irradiações se apresentam como Joanna de Ângelis, Ramathis, Emmanuel, Zarthu ... em outras se apresentam como Preta Velha Maria do Congo, Pai Francisco de Aruanda, Pai João, Pai José, Caboclo Pena Branca, Caboclo Sete Flechas ... porque o mais importante são os ensinamentos que todos em uníssono transmitem a nós, nos estimulando a cada vez nos tornarmos pessoas melhores e com harmonia e fé continuarmos a estrada da evolução espiritual. Passo a vocês, amigos do Blog, pérolas do Astral de Luz.


Isso é Umbanda

Imagine um abraço fraterno em 360 graus:
isso é Umbanda.

Imagine uma vela acesa com Fé gerando mais energia que uma usina nuclear:
isso é Umbanda.

Imagine Divindades, Anjos, Santos, Sábios, Magos, Gênios, Sacerdotes, Xamãs, Babalaôs, Pajés, Iogues, Iniciados, Cientistas, Curadores,

Trabalhadores da Caridade de todas as épocas e culturas voltando à Terra para restaurar a Paz e a Lei Maior:
isso é Umbanda.

Imagine a última peça que falta no milenar “quebra-cabeça” que compõe a sua Alma:
isso é Umbanda.

Imagine traumas, neuroses, fobias, vírus e bactérias físicas e astrais sendo dissolvidos na baforada de um cachimbo:
isso é Umbanda.

Imagine a Pemba traçando e reproduzindo os Códigos Sagrados da Criação:
isso é Umbanda.

Imagine o padê de Exu promovendo a harmonia entre Luz e Trevas:
isso é Umbanda.

Imagine o médium descalço vestido de branco iluminando-se por dentro:
isso é Umbanda.

Imagine o consulente confortado e esclarecido subindo mais um degrau evolutivo:
isso é Umbanda.

Imagine o Homem servindo a Natureza e a Natureza servindo o Homem:
isso é Umbanda.

Imagine o sal das lágrimas misturando-se ao sal do Mar, Ventre de Iemanjá:
isso é Umbanda.

Imagine a flecha certeira de Oxóssi alinhando Razão, Emoção e Ação:
isso é Umbanda.

Imagine a espada de Ogum abrindo caminho no cipoal das ilusões humanas:
isso é Umbanda.

Imagine o machado de Xangô aparando as arestas do Karma Planetário:
isso é Umbanda.

Imagine Oxalá retirando os espinhos de teu coração e Oxum cobrindo com mel teus ferimentos:
isso é Umbanda.

Agora, deixe de imaginar...

Pois tudo isso não é sonho, é realidade vivida e sentida

A toda hora, todo dia, ao som de um belo ponto cantado

No abraço do Caboclo,
No toque do Preto Velho,
Na brincadeira da Criança,
No olhar do Exu Guardião,
No sorriso do Baiano,
No balanço do Marinheiro,
No encanto da Cigana,
Na ginga do Malandro,
No laço do Boiadeiro...

...meu Filho:

ISSO É UMBANDA!

Mensagem do Caboclo Yguaratan
Recebida espiritualmente pelo médium Vanderlei Alves
Tenda de Umbanda do Caboclo Estrela do Mar

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A Prática Oficial da Umbanda


Da formação da Umbanda, historicamente comprovado, hoje só existe a abertura oficial do primeiro templo de Umbanda no Brasil, fundado por um médium conhecido por Zélio Fernandino de Moraes, na cidade de Niterói/RJ, em meados de 1910. Desse médium já ouvimos falar muito e infelizmente não o conhecemos. Ele foi um verdadeiro desbravador em nosso meio, já que teve a missão de fundar publicamente o primeiro templo oficial de Umbanda em nosso País, numa época em que qualquer culto que não fosse católico não era bem visto e era normalmente perseguido, inclusive pela polícia que invadia os locais de culto e levava presos todos os que ali se encontravam.  A Umbanda praticada por esse médium era espiritualista e essencialmente cristã, com origem na religião dos nossos índios, dos nossos irmãos africanos e no cristianismo.

Em meados de 1900, ainda vigoravam leis do tempo do Império que puniam abertamente as práticas de magia. Com a chegada dos escravos ao Brasil colonial (1530 – 1888), entre eles não vieram apenas os plebeus. Chegaram também ao Brasil reis, príncipes, sacerdotes e feiticeiros. Os escravos, por sua vez, revidavam o jugo da escravidão por meio da milenar e poderosíssima magia africana. Os colonizadores portugueses sabiam o que eram os despachos depositados nas matas e deles tinham muito medo, já que sabiam que os feitiços podiam matar. Por essa razão criaram leis que lhes dava o poder de matar ou queimar, nas fogueiras da inquisição católica, os escravos que praticassem os despachos. Por esse motivo, em meados de 1900, a polícia ainda invadia os locais que praticassem cultos de origem africana. A engenharia astral, por sua vez, tomou providencias para que essas leis fossem abolidas e que a prática livre das religiões viesse a ser soberana.

Os nossos irmãos africanos legaram à Umbanda o culto aos Orixás; os nossos índios legaram à Umbanda as bases e as práticas de nossos cultos e o espiritismo e as obras de Allan Kardec nos deram a compreensão sobre os fenômenos espirituais que ocorrem em nossos cultos.

A Umbanda, na realidade, tem sua formação no mundo astral e concretizou-se no mundo material no meio das senzalas, juntamente com outros cultos como o Candomblé, o Omoloko, o Catimbó, o Batuque no Rio Grande do Sul, o culto de Cambinda e outros.

A figura do Preto Velho no meio umbandista concretiza uma série de ensinamentos que deles recebemos e que a cada dia mais fortalece a Umbanda como religião. A origem deles são as senzalas, portanto, foi nas senzalas que a Umbanda nasceu. E com o passar do tempo assimilou uma série de ensinamentos (positivos) oriundos de outras religiões como o catolicismo, mas acima de tudo do Cristianismo, uma vez que o umbandista segue os ensinamentos contidos no Evangelho de Jesus Cristo, provado está pela imagem de Jesus Cristo em todos os templos de Umbanda.

Saravá Umbanda!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda